logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Getrin7 define primeiras ações para 2016

Mais de 40 instituições que fazem parte do Grupo de Trabalho Interinstitucional do Programa Trabalho Seguro no Ceará (Getrin 7) reuniram-se, quarta-feira (17/2), na Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará, para definir as primeiras ações a serem implementadas durante o ano. Seminários, atos públicos e campanhas publicitárias são algumas das iniciativas programadas para combater acidentes de trabalho no Estado.

Na agenda do Grupo, estão previstas várias ações para lembrar o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho, celebrado em 28 de abril. Nessa data, as entidades irão realizar atividades e um grande ato público no Centro de Fortaleza com prestação de serviços e distribuição de material educativo. Este ano, o foco da campanha são as doenças mentais relacionadas ao trabalho.

A cidade de Guaraciaba do Norte, na Serra da Ibiapaba, foi escolhida para sediar o 3º Seminário Trabalho Seguro no Ambiente Rural. “A região é conhecida pelo uso irregular de agrotóxicos, e esse será um dos temas debatidos no evento”, esclarece um dos gestores regionais do Programa Trabalho Seguro (PTS) no Ceará, juiz Carlos Alberto Rebonatto. A previsão é que o seminário seja realizado ainda no primeiro semestre.

Além desse Seminário Regional, o grupo responsável pelo combate a acidentes de trabalho no Ceará pretende realizar eventos para categorias específicas, como a dos eletricitários, servidores públicos, caminhoneiros e profissionais da área da saúde.

Um convênio firmado entre o Getrin7, o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Ceará e a Federação das Indústrias do Estado irá permitir a realização de campanha de conscientização entre os trabalhadores da construção civil. Durante o ano, as entidades irão promover uma ampla campanha publicitária como forma de conscientizar trabalhadores e empregadores do setor, que acumula um dos maiores índices de acidentes de trabalho.

“Isso mostra que nosso trabalho está dando frutos. Uma vida que evitemos que seja ceifada pelo acidente, já compensa o nosso esforço”, ressalta um dos gestores regionais do PTS, desembargador Francisco José Gomes.

Trabalho Seguro
O Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho foi instituído em 2012 pelo Tribunal Superior do Trabalho e pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho. O objetivo é unir esforços de Tribunais do Trabalho de todo o Brasil e de instituições públicas e privadas em prol da formulação e execução de projetos e ações voltados à prevenção de acidentes de trabalho e ao fortalecimento da Política Nacional de Segurança e Saúde do Trabalhador.