logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

TRT/CE participa do Encontro Nacional de Responsabilidade Socioambiental da Justiça do Trabalho

Representantes da gestão regional do Programa Trabalho Seguro, do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e da Ouvidoria do TRT/CE marcaram presença no 1º Encontro Nacional de Responsabilidade Socioambiental da Justiça do Trabalho, realizado nos dias 3 e 4 de dezembro em Belém, no Pará. O evento foi organizado pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) com o apoio do Tribunal Regional do Trabalho do Pará e Amapá (TRT-PA/AP). O encontro teve como objetivo divulgar e debater a Política Nacional de Responsabilidade Socioambiental da Justiça do Trabalho, instituída pelo Ato Conjunto nº 24/2014.

O juiz do trabalho Carlos Alberto Rebonatto afirma que o evento forneceu instruções a respeito de compras e planejamento de maneira sustentável. “Pela primeira vez, os TRTs estão se preocupando com a sustentabilidade do seu patrimônio e ações. Por exemplo, no encontro, aprendemos a melhor maneira de reciclar resíduos e de minimizar consumo de energia, além de estimular o uso de bicicletas pelos servidores”, explica.

O presidente do TRT-PA/AP, desembargador Francisco Sérgio Silva Rocha, afirmou que a questão ambiental vem ganhando cada vez mais espaço com ações como a edição do Ato Conjunto criando a Política Nacional de Responsabilidade Socioambiental, que foi um marco histórico no Judiciário brasileiro. “Vivemos hoje a era da sustentabilidade, estamos em um patamar de desenvolvimento em que a humanidade tem a oportunidade de dar um salto e reconstruir seus paradigmas de existência. O nosso desafio será esculpir este novo tempo a partir da organização que somos, contribuindo para o processo mundial de ressignificação de nossas práticas”, afirmou.

Por meio de mensagem em vídeo, o presidente do CSJT e do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Barros Levenhagen, destacou que o Encontro é o início dos trabalhos de divulgação da Política Nacional e que reflete a preocupação do Judiciário Trabalhista com a difusão de valores e iniciativas sustentáveis que contribuam para a preservação e melhoria da qualidade devida e da participação social de magistrados e servidores. “Tenho certeza que contribuirá significativamente para a difusão e implementação das ações idealizadas pelo Comitê Gestor, em prol de uma política nacional que viabilize a inserção do tema de maneira efetiva no âmbito de cada TRT”, concluiu.

Representantes: O juiz do trabalho Carlos Alberto Rebonatto representou a gestão regional do Programa Trabalho Seguro. Os servidores Osvaldo Severiano e Vivian Albuquerque, o Programa de Combate ao Trabalho Infantil e a Ouvidoria do TRT/CE, respectivamente.

Com informações do TRT-PA/AP