logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Projeto Mundos do Trabalho na Praça é lançado no TRT/CE

“Tenho, neste momento, o sentimento de que estamos protagonizando um ato que merece registro na história porque é a resultante de uma articulação interinstitucional jamais vista em nosso Estado no âmbito do mundo do trabalho”. Foi com esta afirmação que o presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará - 7ª Região, desembargador José Antonio Parente da Silva, abriu a solenidade de lançamento do Projeto “Mundos do Trabalho na Praça”, na manhã desta quinta-feira, dia 12, às 9 horas, no Pleno deste Regional, na presença do governador Cid Gomes, do presidente da Câmara Municipal, vereador Salmito Filho, do procurador-chefe da Advocacia Geral da União no Ceará, José de Arimatéia Neto, do procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho no Ceará, Gerson Marques de Lima, e da secretária executiva Regional do Centro, Luiza Perdigão, representando a prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, além de várias outras personalidades, magistrados, diretores e servidores do Tribunal.

O “Projeto Mundos do Trabalho na Praça” congrega dezesseis instituições e órgãos dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, e também da União, Estado e Município, objetivando a promoção da cidadania, levando serviços e informações sobre direitos trabalhistas e acesso ao trabalho.

O programa será realizado, em sua primeira edição, na Praça do Ferreira, no próximo dia 5 de dezembro, das 8 às 17 horas, oferecendo todos os serviços voltados para o mundo do trabalho.

Em seu pronunciamento, o desembargador José Antonio Parente também destacou que “a idéia de ir à Praça, levando informação sobre o mundo do trabalho, tem uma forte referência, não só no âmbito do Tribunal, mas em todas as instituições que atendem empregados e empregadores, porque sabemos que quanto mais as instituições fomentam esse processo de informação, de transferência de conhecimento, mais estamos promovendo cidadania na prática, no dia -a- dia da nossa população, porque promovemos o acesso à justiça social, à dignidade e aos direitos humanos”, concluiu.

Em seguida, a professora Adelaide Gonçalves, diretora pedagógica da Escola Judicial do Trabalho no Ceará, fez uma explanação sobre o projeto, afirmando que o mesmo visa difundir informações ao público de forma ampla, clara e intensiva acerca dos direitos e garantias contempladas nas políticas públicas dirigidas ao mundo do trabalho. Ela ressaltou algumas atividades que serão desenvolvidas durante a programação como o Projeto Primeiro Passo, Programa Bolsa Família, Laboratório de Inclusão, Projeto Criando Oportunidades, Projeto Juventude Cidadã e Projeto Juventude Empreendedora.

O procurador José de Arimatéia Neto e o vereador Salmito Filho também destacaram a iniciativa e a importância do projeto dirigido às várias dimensões do mundo do trabalho, que irá contribuir para inserir trabalhadores nos programas de inclusão social e no mercado de trabalho.

No encerramento da cerimônia, o governador Cid Ferreira Gomes também parabenizou o TRT/CE por mobilizar tantas instituições em torno da iniciativa de emprestar serviços e esclarecimentos aos trabalhadores nas praças de Fortaleza, facilitando o acesso dos cidadãos aos serviços no âmbito das políticas públicas, juntamente com outras instituições. O governador também afirmou que o Ceará bateu recorde no Nordeste no que se refere à criação de empregos. E foi bem taxativo ao afirmar que “somente nos últimos 12 meses, foram gerados cerca de 46 mil empregos no Ceará” e sugeriu que o projeto possa ir a outros municípios do Estado.

Participam do projeto “Mundos do Trabalho na Praça” as seguintes instituições: Tribunal Regional do Trabalho do Ceará – 7ª Região, SINE/IDT, SRTE - Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, Câmara Municipal de Fortaleza, SEBRAE/CE, Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado do Ceará, Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador da Secretaria de Saúde do Ceará, INSS, Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste, Advocacia Geral da União, Prefeitura Municipal de Fortaleza, Procuradoria da Fazenda Nacional, Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Fortaleza, Secretaria de Saúde do Município, Secretaria Executiva do Centro, Secretaria de Direitos Humanos de Fortaleza.