logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Sistema desenvolvido pelo TRT/CE recebe menção honrosa na 14ª edição do Prêmio e-Gov

Um sistema de tecnologia da informação desenvolvido pelo Tribunal Regional do Trabalho do Ceará para aprimorar os serviços oferecidos à população foi premiado na 14ª edição do prêmio de Excelência em Governo Eletrônico de 2015 (Prêmio e-Gov). O Sistema de Informações Gerenciais (Sigen) foi um dos nove projetos e soluções de governo contemplados com menção honrosa pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação.

A premiação foi entregue na quarta-feira (7/10), em cerimônia realizada em Salvador, durante a abertura da 43ª edição do Seminário Nacional de TIC para a Gestão Pública. “É um sinal de reconhecimento e de estímulo ao nosso esforço diário para oferecermos serviços cada vez melhores aos cidadãos que procuram a Justiça do Trabalho”, afirma o chefe do Setor de Projetos da Secretaria de Tecnologia da Informação do TRT/CE, Jonathan Maia. O Sigen foi a única iniciativa premiada do Poder Judiciário e do Estado do Ceará.

Entre os 114 projetos inscritos dos três poderes e das três esferas (Federal, Estadual e Municipal), foram selecionados 16 finalistas. O projeto Operador Nacional dos Estados, iniciativa da Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul, recebeu o primeiro lugar do Prêmio e-Gov 2015. Quatro projetos receberam menção honrosa na categoria e-Administração Pública (projetos voltados aos públicos internos) e outros quatro na categoria e-Serviços Públicos (projetos voltados aos públicos externos). O Sigen recebeu menção honrosa na categoria e-Administração Pública.

Criado em 2014, o Sigen tem como objetivo permitir o acompanhamento constante e atualizado do desempenho das unidades do Regional. Ele auxilia gestores a identificar lacunas no gerenciamento ou na execução de tarefas, possibilitando o aprimoramento da prestação de serviços aos jurisdicionados. Também permite à Corregedoria Regional obter informações atualizadas diariamente sobre o funcionamento das varas de trabalho.

Para operar, o Sigen utiliza dados obtidos dos diversos sistemas do Regional e nacionais, incluindo Processo Judicial Eletrônico e Sistema de Gerenciamento de Informações Administrativas e Judiciárias da Justiça do Trabalho. “A integração de tecnologias desenvolvidas localmente a outras criadas pela equipe do Conselho Superior da Justiça do Trabalho permite que aprimoremos cada vez mais nossos serviços”, ressalta o Secretário de Tecnologia da Informação do TRT/CE, Joarez Dallago.

Transferência de tecnologia
Os resultados obtidos pelo TRT/CE com o uso do Sigen fizeram com que outros tribunais também adotassem o sistema. Ele já é utilizado pelos TRTs de Minas Gerais e Sergipe. Recentemente foram assinados convênios para que outros dois regionais também tenham acesso à ferramenta, como os TRTs da 8ª Região (Pará e Amapá) e da 14ª Região (Rondônia e Acre). No final de setembro, o Conselho Superior da Justiça do Trabalho realizou treinamento do Sigen para técnicos de todos regionais para posterior disponibilização aos interessados sob novo nome, Sicond (Sistema de Consulta a Dados Operacionais).