logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Júlio Silveira faz exposição exclusiva na Agenda 7 de Cultura

Depois de um hiato de 19 anos desde sua última exposição individual, o artista plástico Júlio Silveira produziu um conjunto exclusivo de pinturas para apresentação no “Pintando o Sete” da Agenda 7 de Cultura, no pátio interno do TRT/CE. A exposição, aberta na última quinta-feira, dia 12 de novembro, encerra a programação do programa de cultural do Tribunal no campo das artes plásticas no ano de 2009.

Segundo o próprio artista, “essa obra, em específico, tem uma liberdade maior de cores e traços, enfatizando o abstracionismo de paisagens”. Júlio, que pinta desde os oito anos de idade, revela que sua maior fonte de inspiração é mesmo a cor e confessa: “eu sou daltônico, mas adoro a dinâmica proporcionada pelas cores. Gosto de fazer com que as cores dialoguem entre si e com o público. Ultimamente, estou condensando mais as cores nos quadros”. Aos 11 anos, Júlio Silveira ganhou seu primeiro prêmio no extinto Salão do Banco Português e Brasileiro, que tinha como tema “A criança e a caravela”.

O artista, que nos finais de semana gosta de receber os amigos e de confeitar um pão caseiro de receita própria, é conhecido no meio das artes plásticas também pelas suas críticas bem-humoradas. Uma delas, por exemplo, como ele mesmo faz questão de lembrar, aconteceu no Salão de Abril, em 1991. “Naquele ano, diferentemente de como sempre acontecia, a organização da mostra escolheu apenas 20 artistas para apresentar suas produções, deixando de lado seu teor democrático. Aí, levei um porco e soltei-o no salão onde estavam os participantes. Todos ficaram atônitos, mas o mamífero apenas cheirou uma rosa que estava num vaso, ao invés de fazer a confusão que todos imaginaram”, conta, divertindo-se. Na mesma mostra, foi ganhador de prêmios nas edições de 1989 e 1992.

Antes mesmo de a exposição ter início no prédio do Tribunal, a pós-graduanda em História do Brasil, Cristina de Castro, já estava no local apreciando os quadros do seu amigo pintor. “Acho que esse espaço está valorizando muito os artistas de várias linguagens da nossa terra. E o trabalho do Júlio é muito lindo. Acho que todos deveriam vir conhecer”, convida Cristina, que também é professora da rede pública estadual. Júlio, que se preocupa bastante com a situação social dos artistas, sempre montando associações, logo em seguida, revela que a amiga foi uma das grandes incentivadoras para que a exposição fosse montada.

O trabalho do artista, que já foi visitado pelo governador Cid Gomes, fica em exposição até o dia 11 de dezembro, de 8 às 17 horas, no pátio interno do TRT/CE, na Avenida Santos Dumont, 3384 – Aldeota.