logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Divisão de Assistência aos Servidores do TRT/CE faz balanço do programa de aposentadoria

A DSAS - Divisão de Assistência aos Servidores do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará – 7ª Região, através do Setor Psicossocial, encerrou as atividades de 2009 do Programa de Preparação para Aposentadoria. Foram realizados quatro encontros sempre com o objetivo de promover a sistematização de atividades de apoio e orientação aos servidores em processo de aposentadoria, auxiliando na superação das dificuldades e, principalmente, facilitando um desligamento institucional, que tenha como foco central o ser humano.

O programa, realizado com uma seqüência de quatro encontros de duas horas, reunindo servidores e magistrados que estão a três anos da aposentadoria, começou em abril, com a DSAS promovendo a palestra sobre “Maturidade com Qualidade de Vida”, proferida pela especialista em gerontologia Márcia Marques. Magistrados e servidores foram sensibilizados para o tema da maturidade e da aposentadoria, enfocando os fatores que contribuem para a preparação de uma aposentadoria tranqüila. Com atividades no edifício sede do Tribunal e no Fórum Autran Nunes, a metodologia de trabalho baseou-se na aplicação de dinâmicas e vivências de grupo, além da exibição de vídeos e estudo de textos, com a finalidade de propiciar reflexões sobre os temas propostos nos níveis emocionais e intelectuais.

No primeiro encontro, participaram dezessete servidores que, numa atitude de abertura e disponibilidade, envolveram-se nas atividades sugeridas, contribuindo para o debate de questões ligadas aos aspectos psicossociais e culturais relacionados ao processo da aposentadoria. Dentre os temas, foram abordadas as perdas materiais, psicológicas e sociais como a queda dos rendimentos financeiros, desligamento dos colegas de trabalho, perda do status social, diminuição da auto-estima e da motivação.

A psicóloga clínica Fátima Rocha fez uma explanação sobre o tema, enriquecendo-o com um depoimento pessoal sobre a sua experiência como aposentada. “O grupo concluiu que a preparação para essa fase de transição na vida precisa começar cedo, tendo em vista que envolve um amplo processo de mudança comportamental, de hábitos cotidianos e de valores. Assim, consideraram importante essa oportunidade de conhecer e refletir sobre essas transformações, para enfrentá-las com serenidade e sem preconceito”, afirma a diretora da DSAS, Eugênio Felício. A segunda reunião teve a participação de treze servidores que refletiram sobre o tema “E agora, o que faço, pensando no lazer e em novos projetos de vida após a aposentadoria”. “Neste segundo encontro, foi possível discutir que os projetos futuros são uma condição importante para o aumento da qualidade de vida na terceira idade, porque são formas de dar sentido à existência dos indivíduos, bem como mantê-los com suas faculdades mentais ativas e capazes de poder projetar e concretizar seus desejos”, destacou Eugênia Felício.

Na oportunidade, a psicóloga Evelyne Gonçalves conduziu uma dinâmica de visualização criativa, visando desenvolver nos participantes a autorregulação, para realização de suas pretensões quanto às atividades posteriores à aposentadoria, referenciadas no tema “sonhos e tempo”. “Desse modo, cada participante foi conduzido a refletir sobre seus sonhos e projetos para planejar a fase da aposentadoria, a fim de que esse seja um momento de reconstrução, de novos investimentos e de novas descobertas”, disse a diretora da DSAS.

O terceiro encontro contou com a presença de oito servidores e incluiu aspectos de promoção da saúde na maturidade, contemplando a abordagem holística do ser humano, em que as dimensões biológicas, emocionais e sociais são analisadas, compreendidas e tratadas como uma totalidade. Inicialmente, houve uma seqüência de atividades corporais orientadas pela equipe de fisioterapeutas que estão desenvolvendo a Ginástica Laboral no Tribunal, cujo objetivo foi despertar para consciência corporal e o cuidado com a própria saúde.

Também constou da programação, reflexões sobre o assunto através de dinâmicas, textos e vídeos apresentados pelas técnicas do Setor Psicossocial da DSAS, bem como a participação do médico Paulo Maria de Paula Abreu, clínico geral do Tribunal, que discutiu com o grupo sobre prevenção e cuidados com a saúde na terceira idade. No quarto encontro do programa, participaram quinze servidores quando foi abordado o tema “Aspectos Legais e Financeiros da Aposentadoria” e foi aberto com a apresentação de um vídeo sobre administração de finanças e qualidade de vida, seguida de uma reflexão sobre a importância do equilíbrio financeiro para a saúde e as relações no trabalho e na família. Foram convidados para expor o tema os servidores José Teixeira Neto e Ana Stela Santiago, da Divisão de Cadastro e Pagamento de Pessoal do TRT/CE, que explanaram sobre a legislação que norteia os vários tipos de aposentadoria e os procedimentos administrativos necessários para se requerer tal processo.

Em seguida, foi aplicada uma dinâmica com o objetivo de propiciar uma confraternização do grupo e encerrar o ciclo de encontros do Programa que tem, hoje, vinte e seis pessoas inscritas. “Nós podemos destacar, ainda, que ao final de cada reunião, a metodologia incluiu uma avaliação, com a utilização de diversas técnicas, como questionários e dinâmicas, a fim de se obter dos participantes o nível de satisfação com o programa, bem como sugestões para melhor execução do trabalho”, salientou Eugênia Felício, ressaltando que a cada evento foram fornecidos aos participantes textos sobre o tema em questão.

“Diante do que foi apresentado e pelos resultados obtidos, o objetivo da administração é pela continuação do Programa de Preparação para Aposentadoria e, para isso, estamos discutindo a necessidade de espaço físico adequado para o desenvolvimento dos trabalhos em grupo, o que certamente propiciará um melhor aproveitamento dos conteúdos por parte dos servidores envolvidos. Estamos trabalhando pela disponibilização de recursos financeiros para contratação de palestrantes e aquisição de recursos materiais”, concluiu a diretora da DSAS.