logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Ações de responsabilidade socioambental do TRT/CE são tema de palestra na Esaf

A experiência da Justiça do Trabalho do Ceará nas áreas de responsabilidade socioambiental e de contratações sustentáveis foi tema de palestra em treinamento realizado pela Escola de Administração Fazendária (Esaf). Gestores e servidores do órgão vinculado ao Ministério da Fazenda conheceram, durante os dias 20 e 21 de novembro, em capacitação sobre Planos de Logística Sustentável, algumas das ações realizadas em unidades administrativas e judiciárias do TRT/CE.

"Foi apresentado o embasamento jurídico utilizado na criação de comissões de gestão ambiental, discutido os significados de sustentabilidade e também foram apresentadas práticas consolidadas no TRT, como, por exemplo, a coleta seletiva por meio de parceria com cooperativas de catadores", explica a diretora da Divisão de Material e Patrimônio do TRT/CE, Deven Miller.

Durante a palestra, ela também apresentou aos servidores da Esaf o Guia de Contratações Sustentáveis da Justiça do Trabalho, que orienta as compras realizadas pelos tribunais do trabalho espalhados pelo Brasil

"A política de responsabilidade socioambiental da Justiça do Trabalho é uma referência para toda a Administração Pública", afirmou a diretora-regional da Esaf no Paraná, Fabiana Bessa. Ela também destacou o desejo de firmar parcerias entre a Esaf e os órgãos do Judiciário Trabalhista.

Comissão: Nomeada Ecosétima, a Comissão de Gestão Ambiental da Justiça do Trabalho do Ceará foi criada em 2008, com o objetivo de adequar as ações do TRT/CE aos referenciais de sustentabilidade socioambiental. Constituída por membros permanentes e voluntários, ela elabora e executa ações educativas que visam a incentivar o uso consciente e crítico de recursos naturais e humanos.

Entre as frentes de atuação da Ecosétima estão a redução do consumo de papel, a diminuição do uso de copos descartáveis e a implantação da coleta seletiva, seguida da destinação de resíduos produzidos no ambiente de trabalho à associações de catadores.