logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Comissão de Gestão Ambiental do TRT/CE promove palestra pelo Dia Mundial da Água

Com palestra que abordou o tema “Preservação Ambiental dos Ecossistemas Costeiros e Marinhos: Ação Cidadã para Outro Mundo Possível... e Necessário”, proferida pelo professor Jeovah Medeiros, da Universidade Federal do Ceará, a Comissão de Gestão Ambiental do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará - 7ª Região realizou, em parceria com a Escola Judicial, programação alusiva ao Dia Mundial da Água, comemorado no dia 22 de março.

Na palestra, o professor Jeovah Meireles, que é doutor em Geografia Física pela Universidade de Barcelona e mestre em Geociências pela Universidade Federal de Pernambuco, relacionou os diversos biomas brasileiros, comparando situações passadas com a época atual e seus impactos sobre a distribuição de água doce no planeta. Ele também fez um detalhamento dos biomas do Ceará, abordando diversos problemas encontrados nas áreas de manguezais, passando por todos os ecossistemas costeiros e marinhos do Estado do Ceará.

O professor da UFC ainda abordou na palestra a identificação do que classificou como os “territórios de conflitos” (ÁGUA, TERRA, ENERGIA, BIODIVERSIDADE) e a população atingida por esses conflitos, como os índios, pescadores, quilombolas, marisqueiras, ribeirinhos e camponeses.

“Temos tentado ajudar na resolução desses conflitos com algumas ações no âmbito da UFC”, disse o professor, abordando os projetos desenvolvidos pela Universidade Federal do Ceará e por ONGs no Ceará como, por exemplo, o projeto “Canteiros bio-sépticos” (fossa verde), “De olho na água”, “Centro de Referência – pesquisa e educação ambiental” e “Mudança de atitude”, com viveiro de mudas.
Para Jeovah Meireles, é preciso ter ações afirmativas por parte de todos, onde cada um faça a sua parte e aproveitou para citar um trecho da “Carta da Terra”, onde se afirma que é necessário “Garantir as dádivas e a beleza da Terra para as atuais e as futuras gerações.”

Falando para servidores do TRT/CE e convidados, o professor da UFC citou, ainda, as Unidades Geoambientais do Ceará, destacando que ações estão sendo feitas e que precisam de um engajamento ainda maior das pessoas.

A palestra do professor Jeovah Meireles, aconteceu no Auditório do TRT, no 4º andar do Anexo II, numa ação da EcoSétima – Comissão de Gestão Ambiental do TRT do Ceará que guarda consonância com os objetivos do CNJ Ambiental que busca promover ações que resultem na preservação e recuperação do meio ambiente.