logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

TRT/CE participa de reunião sobre formação de juízes do trabalho

O presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará – 7ª Região e diretor da Escola Judicial do TRT/CE, desembargador José Antonio Parente da Silva, participou, nesta quinta-feira, dia 18 de março, em Brasília, da 4ª Reunião do Sistema Integrado de Formação de Magistrados do Trabalho (SIFMT), que reúne, além da ENAMAT - Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho, as 24 Escolas Judiciais dos Tribunais Regionais do Trabalho de todo o País.

A reunião, coordenada pelo diretor da ENAMAT, ministro Barros Levenhagen, teve uma pauta composta por 15 itens e deu ênfase a decisões e atividades voltadas para a consolidação do modelo sistêmico de formação da magistratura trabalhista.

De acordo com o estatuto da ENAMAT, instalada em 2006 por força da Emenda Constitucional nº 45/2004, as atividades de formação e aperfeiçoamento dos juízes do trabalho são coordenadas, em nível
nacional, pela ENAMAT e desenvolvidas por ela e pelas escolas regionais. Também cabe à Escola Nacional a realização dos módulos nacionais dos cursos de formação inicial, para juízes recém-ingressos na carreira, que têm continuidade nos módulos regionais oferecidos pelas Escolas regionais.

Planejamento Estratégico

Na reunião, o ministro Barros Levenhagen também apresentou aos diretores das Escolas Regionais o Planejamento Estratégico da ENAMAT para os próximos quatro anos e pediu o empenho de todos para que cada escola elabore, também, o seu planejamento “alinhando-o ao da ENAMAT que, por sua vez, alinha-se ao do Tribunal Superior do Trabalho e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho”, afirmou.

O ministro Levenhagen ainda apresentou o calendário de atividades para este ano e anunciou a realização, em abril, de um curso de formação de formadores em ensino à distância, etapa inicial para a implantação de um programa de formação continuado baseado exclusivamente em ferramentas de educação a distância.

“Foi muito bom ouvir todas essas exposições porque o que nós discutimos nesta reunião está em plena sintonia com o que temos reservado e empreendido no âmbito da Escola Judicial do TRT do Ceará. Temos certeza que vamos poder realizar muito, não só em favor da formação dos nossos magistrados, mas, em última instância, vamos fazer melhor a prestação de serviços à nossa população, na medida em que consolidamos esse processo de formação continuada dos nossos juízes que atendem o cidadão que demanda junto à Justiça do Trabalho”, afirmou o presidente do TRT/CE.

Fonte: Assessoria ENAMAT