logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Professores da rede pública de ensino recebem treinamento no TRT/CE

Um grupo de 25 professores de escolas públicas profissionalizantes de Fortaleza participou, nesta sexta-feira (4/4), do IV Seminário de Capacitação de Multiplicadores do programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC). O treinamento foi realizado na Escolha Judicial do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará e tem como objetivo capacitar educadores para repassarem noções de Direito aos alunos.

“Esse projeto surgiu porque muitos trabalhadores ainda desconhecem direitos básicos”, afirmou uma das coordenadoras do TJC, juíza do trabalho Kelly Porto. Para a magistrada, o fato de os juízes saírem do Fórum e irem às escolas dialogar com professores e alunos é uma forma de democratização do conhecimento.

No Ceará, o programa é realizado pela Associação dos Magistrados do Trabalho (Amatra7), em parceria com a Secretaria de Educação do Estado.

Participaram do seminário professores das escolas Paulo VI, no Bairro Jardim América; Professor César Campelo, no Conjunto Ceará; e Jaime Alencar, no Guararapes. Foram realizadas quatro atividades: dois módulos sobre noções de direito do trabalho, um sobre Trabalho Infantil e outro sobre discriminação e assédio moral.

A capacitação faz parte da primeira fase do TJC. Nas etapas seguintes, os juízes vão às escolas para tirar dúvidas dos alunos. Também estão previstas visitas dos estudantes a unidades do TRT/CE para conhecerem o funcionamento da Justiça do Trabalho. O projeto encerra-se em novembro, quando os estudantes apresentam trabalhos sobre o conteúdo que aprenderam.

Conversaram com os professores a desembargadora Regina Gláucia Nepomuceno, que é gestora regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil, o presidente da Amatra7, juiz Antonio Gonçalves Pereira, e as juízas Kaline Lewinter e Daniela Pessoas Gomes. Também participaram do evento o procurador do trabalho Antônio Oliveira, a deputada Raquel Marques e a representante da Secretaria Estadual de Educação, Maria Socorro dos Santos.

Trabalho e Cidadania: O programa Trabalho, Justiça e Cidadania é uma ação voluntária de iniciativa da Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho (Anamatra). Nos três anos de atuação, o TJC já beneficiou mais de 6 mil alunos de 18 escolas da rede pública de ensino do Ceará.