logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Presidente do Conematra apresenta perfil de novos juízes brasileiros

Jovens, mulheres e de classe média. Essas são as três principais características da maioria dos brasileiros que, atualmente, iniciam a carreira na magistratura. Os dados foram apresentados pelo presidente do Conselho Nacional das Escolas de Magistratura do Trabalho (Conematra), desembargador James Magno Araújo Farias, em palestra realizada nesta sexta-feira (31/1) na sede do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará.

“Há uma tendência à juvenilização da magistratura brasileira, temos juízes cada vez mais jovens”, afirmou o desembargador, utilizando como referência pesquisa realizada pelo cientista social Luiz Werneck Viana.

A esses fatores, o magistrado acrescentou outras três características peculiares aos magistrados brasileiros e ao Poder Judiciário no Brasil: o ativismo, a publicidade das decisões e o ingresso na carreira por meio de concurso público.

Realizada pela Escola Judicial do TRT/CE, a palestra foi a primeira atividade de aperfeiçoamento deste ano destinada aos magistrados do TRT/CE. Ela tinha o objetivo de debater o perfil dos magistrados na pós-modernidade e eficiência jurisdicional. “O magistrado pós-moderno deve ser transparente, independente, absolutamente imparcial e acessível”, destacou o desembargador.

No intervalo da palestra, o magistrado autografou seu mais recente livro, chamado “A toda velocidade: ensaios sobre um mundo em movimento”. A publicação reúne ensaios sobre a velocidade de mudanças ocorridas no início do século XXI na maneira como as pessoas relacionam-se com governos, com a mídia e com outros grupos de pessoas.

Currículo: O desembargador James Magno Araújo Farias é magistrado do TRT do Maranhão. Mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (2002), ele é professor da Universidade Federal do Maranhão e também ministra aulas de história do constitucionalismo no curso de pós-graduação da Universidade Ceuma.