logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Trabalho Seguro é tema de workshop e seminário em Fortaleza nesta quinta (12/12) e sexta-feira (13/12)

A melhora das condições segurança nos ambientes de trabalho da população cearense é o tema de um workshop e de um seminário promovidos pelo Tribunal Regional do Trabalho do Ceará nesta quinta (12/12) e sexta-feira (13/12). Os eventos vão reunir representantes de 40 instituições públicas e privadas, juízes do trabalho e peritos judiciais. Eles serão realizados no Hotel Oásis Atlântico, das 8h às 18h.

Na quinta-feira, será realizado o 2ª Workshop do Programa Trabalho Seguro no Ceará. Representantes de aproximadamente 40 instituições públicas e privadas vão avaliar as ações realizadas durante este ano no Ceará para reduzir o número de acidentes de trabalho e propor um plano de ação conjunta para o próximo ano.

Juízes e peritos judiciais reúnem-se na sexta-feira para debater problemas na realização de perícias em processos trabalhistas que envolvam acidentes de trabalho. Levantamento realizado pela Escola Judicial do TRT/CE constatou que, de acordo com a maioria dos inscritos no seminário, a falta de peritos e a demora no pagamento dos honorários são os principais responsáveis pelo atraso na realização de perícias.

De um lado, magistrados reclamam da falta de peritos judiciais nas varas do trabalho do interior do Ceará e a na região metropolitana de Fortaleza. Já os peritos queixam-se da demora para o pagamento dos honorários. Os dois problemas têm impacto direto no tempo que o trabalhador acidentado tem de esperar até a conclusão do processo judicial.

Acidentes de trabalho: O Brasil registra mais de 700 mil acidentes de trabalho todos os anos. No Ceará, são cerca de 12 mil acidentes anuais, de acordo com dados da Previdência Social.

A construção civil segue como um dos segmentos econômicos onde mais ocorrem acidentes. De cada 100 novos processos iniciados nas varas do trabalho cearense, pelo menos 17 envolvem construtoras e operários.