logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Projeto Trabalho, Justiça e Cidadania termina com apresentações artísticas de alunos

Cerca de 100 alunos de três escolas públicas profissionalizantes de Fortaleza apresentaram, na sexta-feira (29/11), vídeos, peças de teatro, paródias e documentários sobre assédio moral, sindicalismo e estágios. Foi a etapa final do projeto Trabalho, Justiça e Cidadania, realizado pela Associação dos Magistrados da 7ª Região, com apoio do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará.

As apresentações foram a última etapa do projeto que tem como objetivo ensinar a alunos de escolas públicas noções de direito, ética e cidadania. De janeiro a novembro, professores das escolas Comendador Miguel Gurgel (Guajerú), Dona Creuza do Carmo (Monte Castelo) e Presidente Roosevelt (Parque Araxá) participaram de oficinas de capacitação sobre noções de direito, ética e cidadania. Na sequência, juízes, advogados, servidores públicos e estudantes do curso de direito visitaram os alunos para esclarecer dúvidas. Por fim, os alunos visitaram unidades da Justiça do Trabalho do Ceará.

Os alunos expuseram seus trabalhos para representantes da Secretaria de Educação do Governo do Ceará, da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho, da Faculdade Christus e Amatra7.

“Terminamos mais um ano muito bem sucedido de partilha de conhecimentos entre os juízes, advogados, procuradores, servidores públicos, professores e alunos”, afirmou uma das coordenadoras do projeto no Ceará, juíza do trabalho Kelly Porto.

Programa: O TJC foi lançado em março de 2011, no Ceará. Desde então, é realizado anualmente e possui como ações a capacitação de professores de escolas profissionalizantes, a ida de juízes a escolas, visita de alunos às unidades da Justiça do Trabalho.

No Brasil, o TJC está presente em mais de 20 estados e já beneficiou mais de 50 mil alunos. Em 2011, o programa foi apresentado aos participantes da 100ª Conferência Internacional do Trabalho, realizada pela Organização Internacional do Trabalho, em Genebra. Na ocasião, foi feito o lançamento de uma das cartilhas do TJC em quatro idiomas. O Peru foi o primeiro país a receber a versão em espanhol da cartilha.