logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Alunos de escolas públicas fazem apresentações artísticas sobre direito do trabalho

Alunos de três escolas públicas profissionalizantes de Fortaleza vão colocar em prática, na próxima sexta-feira (29/11), no auditório da Faculdade Christus, conhecimentos sobre direito, ética e cidadania adquiridos em visitas a varas do trabalho, diálogos com juízes, advogados e servidores públicos. Será a última etapa do projeto Trabalho, Justiça e Cidadania, realizado pela Associação dos Magistrados do Trabalho da 7ª Região, em parceria com o Tribunal Regional do Trabalho de Ceará.

Um grupo de 100 alunos apresentará peças de teatro, paródias, literatura de cordel e documentários sobre assédio moral, sindicato e estágio. “Vamos ter uma apresentação bastante diversificada neste ano. Temos sempre uma grande expectativa pela culminância do projeto”, explica a juíza do trabalho Kelly Porto, uma das coordenadoras do projeto no Ceará.

Durante o ano, professores das escolas profissionalizantes Comendador Miguel Gurgel (Guajerú), Dona Creuza do Carmo (Monte Castelo) e Presidente Roosevelt (Parque Araxá) participaram de oficinas de capacitação sobre noções de direito, ética e cidadania. Na sequência, juízes, advogados, servidores públicos e estudantes do curso de direito visitaram os alunos para esclarecer dúvidas. Por fim, os alunos visitaram unidades da Justiça do Trabalho do Ceará.

Encontro Nacional: No dia anterior à apresentação dos alunos, gestores do projeto Trabalho, Justiça e Cidadania de todo o Brasil vão reunir-se para expor as ações realizadas em cada estado durante 2013 e definir as diretrizes para o próximo ano. Será o 8º Encontro Nacional do TJC, realizado pela primeira vez em Fortaleza.

O TJC é uma ação solidária de iniciativa da Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho. No Ceará, o programa é realizado pela Amatra7, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado do Ceará. Nos dois primeiros anos de funcionamento, o TJC já beneficiou aproximadamente 6.000 alunos. Neste ano, cerca de 1.000 alunos receberam ensinamentos sobre noções de direito, ética e cidadania.