logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

TRT/CE promove palestra sobre "Gestão de Pessoas em Varas do Trabalho"

"A gestão de pessoas é o grande desafio do presente, não só para a Justiça do Trabalho, mas para todo o setor público brasileiro, para conquistarmos a melhoria na prestação de serviços à nossa população". A afirmação é da diretora da Secretaria de Recursos Humanos do TRT de Santa Catarina - 12ª Região, Fernanda Gomes Ferreira, que, a convite da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará - 7ª Região, proferiu palestra, nesta segunda-feira, dia 05 de abril, sobre "Gestão de Pessoas em Varas do Trabalho".

Na abertura dos trabalhos, de que participaram os diretores de Secretaria das 26 Varas do Trabalho do Ceará, o presidente do TRT/CE, desembargador José Antonio Parente da Silva, falou da importância do tema, ressaltando que "a Justiça do Trabalho está vivendo um novo tempo, passando por grandes transformações, recuperando o que não foi feito no passado. Além de conhecer boas práticas e modelos adotados por outros Tribunais, precisamos avançar nesse campo que envolve, necessariamente, a gestão estratégica e a gestão por competências", afirmou.

O desembargador José Antonio Parente disse, ainda, que a meta do Tribunal é realizar a cada três meses encontros com o mesmo objetivo para aprimorar a qualidade do serviço público no âmbito da Justiça trabalhista no Ceará. Por último, ele agradeceu a presença de todos e o empenho dos 26 diretores de Secretarias das Varas do Trabalho de Fortaleza e do Interior do Estado.

Também participaram da palestra, o diretor geral do TRT/CE, Francisco José Pontes Ibiapina, a diretora administrativa, Maria Eveline Lima Fernandes, a diretora pedagógica da Escola Judicial, Adelaide Gonçalves Pereira, o assessor de Planejamento Estratégico, Lourival Almeida de Aguiar e o assessor de Comunicação Social do TRT/CE, Moacir Maia, além de assessores da Presidência do TRT.

No início da palestra, a professora Fernanda Gomes Ferreira, que é mestre em Engenharia de Produção pela UFSC e graduada em Administração de Empresas pela ESAG/UDESC, explicou que "para se ter sucesso na gestão de pessoas é preciso analisar os desafios da gestão de pessoas na esfera pública, refletir sobre os desafios da gestão de pessoas em Vara do Trabalho, estimular a prática da administração judiciária de Vara do Trabalho, além de analisar o comportamento, valores, motivação e liderança", disse.

A palestrante também discorreu sobre alguns desafios de gestão de pessoas na esfera pública. Entre esses desafios, ela citou que é preciso ter foco no Departamento de Pessoal e evitar a inexistência de políticas e de informações da área de Recursos Humanos. "O gerenciamento reativo, onde temos apenas a gestão de problemas, deixando as ações estratégicas em segundo plano, revela sempre um RH pouco preparado para o modelo gerencial, com estruturação de cargos segundo formação profissional e com foco apenas em cargos e salários e não na carreira. Isso que faz com que os profissionais sejam atraídos para o cargo apenas pela estabilidade, segurança e salários e não pela vocação ao serviço público", destacou Fernanda Ferreira.

Segundo a diretora de RH do TRT da 12ª Região, "as perspectivas de gestão de pessoas na esfera pública passam por uma base em que a gestão estratégica dos recursos humanos seria uma gestão estratégica da própria organização pública, a qual tem início com uma ampla discussão sobre o seu papel para os próximos anos diante das necessidades atuais da sociedade brasileira, incluindo o levantamento da missão, objetivos, macro-atividades e metas gerais. Isto é, a realização de um planejamento estratégico", afirmou.

Ela destacou, também, quais os maiores desafios e perspectivas de recursos humanos da gestão de pessoas em Varas do Trabalho e, para isso, "é preciso equacionar uma questão cultural que é a forma como a primeira instância é vista e tratada pela instituição, além da falta de instrumentos objetivos capazes de avaliar a quantidade de trabalho na relação com o número de servidores e a impossibilidade de escolha das equipes de trabalho com a retenção de talentos pautada na qualificação e incentivo, combinados com mudanças nos processos de trabalho", disse.

Além de outros temas, como as atividades de socialização de boas práticas administrativas e judiciárias nas Varas do Trabalho, a diretora de RH do TRT/SC comentou sobre gestão por competências no serviço público, enfocando que "o modelo visa planejar, captar, desenvolver e avaliar, nos diferentes níveis da organização pública, as competências necessárias à consecução dos objetivos organizacionais".

No final do encontro, ela agradeceu a participação e o interesse dos participantes, sendo taxativa ao afirmar que "devemos ter a coragem de mudar o que pode ser mudado, a tolerância para aceitar o que não pode ser mudado e a sabedoria para distinguir as duas situações. Só assim melhoramos nosso trabalho", concluiu.