logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Sobral ganha segunda vara do trabalho e Processo Eletrônico

O Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT/CE) vai ampliar seus serviços para a população da Região Norte do Estado. No dia 29 de novembro será inaugurada a segunda vara do trabalho de Sobral e instalado o Processo Judicial Eletrônico (PJe/JT) nas duas unidades. A iniciativa do TRT/CE vai beneficiar mais de 700 mil habitantes de 25 municípios do extremo norte do Ceará.

“A chegada da nova vara e do Processo Eletrônico vai permitir que a população da região tenha um acesso mais rápido e facilitado à Justiça do Trabalho”, disse a presidente do TRT/CE, desembargadora Roseli Alencar. Sobral possui uma das maiores movimentações processuais do Estado. Em 2012, a vara do trabalho do município foi a que mais recebeu processos no Ceará. Foram 2.586 reclamações trabalhistas ajuizadas.

Com cerca de 200 mil habitantes, Sobral é líder em trabalhadores com carteira assinada no interior do Ceará e possui a quarta maior economia do Estado, atrás de Fortaleza, Maracanaú e Caucaia. A cidade também é destaque no comércio exterior, como único município do interior que compete com a Capital pela liderança das exportações do Estado, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A nova unidade da Justiça do Trabalho vai funcionar na Avenida Lúcia Sabóia, nº 500, no Centro de Sobral, onde está instalada a primeira vara. Desde novembro do ano passado, o prédio passa por reformas para receber a segunda vara trabalhista. De acordo com o Serviço de Engenharia do Tribunal, a obra será entregue no próximo dia 25 de outubro.

Além de Sobral, a vara também soluciona conflitos trabalhistas de outros 25 municípios: Acaraú, Alcântaras, Amontada, Bela Cruz, Cariré, Coreaú, Cruz, Forquilha, Groaíras, Irauçuba, Itarema, Jijoca de Jericoacoara, Marco, Martinópole, Massapê, Meruoca, Miraíma, Moraújo, Morrinhos, Mucambo, Pacujá, Santana do Acaraú, Senador Sá e Uruoca.

Expansão: A segunda vara do trabalho de Sobral será a 36ª em funcionamento no Ceará. Desde setembro de 2009, o TRT/CE inaugurou outras nove varas do trabalho: quatro em Fortaleza, uma em Maracanaú, uma em Aracati, uma no Eusébio, uma em Caucaia e outra no Cariri. São Gonçalo do Amarante receberá a última vara do trabalho criada pela Lei Nº 12.657/2012. 80% das varas do trabalho do Ceará já operam com o PJe/JT.