logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Exposição sobre os 70 anos da CLT chega ao Museu da Imagem e do Som

A partir da próxima semana, o público do Museu da Imagem e do Som do Ceará poderá conhecer um pouco mais sobre a história da legislação trabalhista no Brasil. Será aberta, na sexta-feira (27/9), às 10h, a exposição "Os Avanços da Consolidação das Leis do Trabalho”, com uma detalhada cronologia sobre os 70 anos da CLT. Organizada em 20 painéis, a exposição foi cedida ao museu pelo Tribunal Regional do Trabalho do Ceará.

O ponto de partida da exposição é a trajetória de Francisco José do Nascimento, o Dragão do Mar, que, antes da publicação da Lei Áurea, liderou um grupo de jangadeiros cearenses responsável por fechar o porto de Fortaleza e impedir o desembarque de escravos.

O visitante também conhecerá um pouco mais sobre a Encíclica "Rerum Novarum", publicada pelo papa Leão XIII, em 1881, e a influência dela sobre a CLT.

Já nos painéis sobre a história contemporânea do Brasil, o visitante entrará em contato com algumas das mudanças recentes na CLT.
O Museu da Imagem e do Som do Ceará está localizado na Av. Barão de Studart, 410.

Justiça do Trabalho: Também na próxima segunda-feira (23/9), o TRT/CE abre as portas de seu prédio-sede para a população visitar a exposição “Cenas da Dança Cearense”. A exposição integra a programação da 7ª Primavera de Museus, organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus. As visitas poderão ser realizadas de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h, até o dia 4 de outubro.

A exposição “Cenas da Dança Cearense” é uma homenagem aos artistas que contribuíram para “coreografar” a história da dança cênica cearense. A mostra fotográfica é composta por 51 imagens, em suportes emoldurados verticais e horizontais de 40x30 centímetros.

As fotografias mostram expressões coletivas e individuais de mulheres, homens e crianças manifestando diversas coreografias. Os atos artísticos são encenados em lugares como Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Teatro José de Alencar e o Náutico Clube, em diferentes datas que vão de 1920 aos anos 2000.

O prédio-sede do TRT/CE está localizado na Av. Santos Dumont, 3384, Aldeota.