logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Projeto Trabalho, Justiça e Cidadania vai a escolas da periferia de Fortaleza

A Associação dos Magistrados do Trabalho da Sétima Região (Amatra VII) realizou, nos dias 27, 29 e 30 de agosto, em escolas profissionalizantes da rede estadual, o ciclo de palestras do projeto Trabalho, Justiça e Cidadania. Advogados, juízes e servidores do Tribunal Regional do Trabalho do Ceara (TRT/CE) tiraram dúvidas sobre temas trabalhistas, tais como a Lei do Estágio, Jornada de Trabalho, Seguro Desemprego, Direitos da Mulher e Trabalho Infantil. A iniciativa tem o apoio do TRT/CE.

Neste ano, foram selecionadas as escolas de Educação Profissionalizante Comendador Miguel Gurgel, Dona Creuza do Carmo Rocha e Presidente Roosevelt.

No primeiro dia (27), na EEEP Comendador Miguel Gurgel, participaram do encontro os juízes Ronaldo Solano Feitosa, André Braga Barreto, Antônio Célio Martins Timbó Costa e as juízas Regiane Ferreira Carvalho Silva e Kelly Cristina Diniz Porto. Também compareceu a orientadora da Célula de Currículo e Desenvolvimento do Ensino Técnico da Secretaria de Educação do Estado, Maria Socorro Farias dos Santos.

Já na EEEP Dona Creusa do Carmo Rocha (dia 29), conversaram com os alunos as juízas Daniela Pinheiro Gomes Pessoa, Rossana Raia dos Santos, Laura Anísia Moreira de Sousa Pinto, a servidora do TRT Maria Verônica Lima de Araújo e o advogado Paulo Henrique, representante da OAB/CE. No último dia (30), na EEEP Presidente Roosevelt, estiveram presentes as juízas Kaline Lewinter, Rosana Talia Modesto Gomes Sampaio e Camila Miranda de Moraes; o servidor do TRT/CE Antonio Ribeiro Nobre e os advogados David Marques e Paulo Furtado, representando a OAB/CE.

 A primeira etapa do projeto aconteceu em abril passado, com a preparação dos professores, coordenadores e dirigentes de escolas públicas sobre noções de Direito, ética e cidadania. O aprendizado foi realizado durante o 3º Seminário de Capacitação de Multiplicadores, realizado pela Amatra VII e o Grupo do Projeto Comunidade e Direitos Sociais da Faculdade Christus. Os ensinamentos foram repassados aos alunos.

A próxima etapa do projeto será a visitação de alunos às varas do trabalho do Fórum Autran Nunes, onde conhecerão o funcionamento da Justiça do Trabalho. O projeto se encerra no final do ano, com a apresentação de trabalhos sobre o conteúdo ensinado e a escolha dos melhores alunos, que serão premiados.