logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Projeto TJC recebe inscrições de voluntários para visitar escolas públicas

O projeto Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) está com inscrições abertas para magistrados, advogados e servidores voluntários interessados em visitar escolas públicas para tirar dúvidas de alunos sobre noções de direito do trabalho e cidadania. Os interessados devem informar o dia e o horário disponíveis, de acordo com o calendário abaixo, para o e-mail tjc@amatra7.com.br ou pelo telefone 3261-0197.

Os voluntários contarão com transporte e segurança do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT/CE), que apóia o projeto.

O Programa TJC é uma ação solidária de iniciativa da Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho (Anamatra), em parceria com suas associações estaduais de magistrados do trabalho e secretarias de educação, pela qual juízes, advogados, promotores, professores e servidores do Judiciário transmitem noções de direito, ética e cidadania, nas escolas públicas de diversos estados e municípios do país.

O TJC atua em mais de 20 estados, tendo capacitado mais de 5 mil professores e beneficiando mais de 50 mil alunos. No Ceará, ele existe desde 2011.

Etapas do projeto em 2013: Em abril, professores, coordenadores e dirigentes de escolas públicas do Ceará aprenderam noções de direito, ética e cidadania durante o 3º Seminário de capacitação de multiplicadores, realizado pela Amatra7 em Fortaleza. Os conhecimentos adquiridos pelos professores foram repassados aos seus alunos.

Através de um convênio com a Faculdade de Direito Christus, universitários selecionados pelo Escritório de Direitos Humanos (EDH) também visitam as escolas para capacitar os alunos, por meio de oficinas e seminários. Na próxima etapa, magistrados do trabalho, servidores e operadores do direito visitarão as escolas no final do mês de agosto.

Na terceira fase, a ser realizada em setembro, os alunos irão visitar as dependências do Fórum Autran Nunes. O projeto se encerra com a apresentação de trabalhos sobre o conteúdo ensinado e a escolha dos melhores alunos, que serão premiados. A meta é beneficiar cerca de mil alunos de escolas profissionalizantes com o projeto no Ceará, só este ano.

Calendário de visitas:

EEEP Comendador Miguel Gurgel
R. José Baíma, 00000 - Guajerú
27/08 (terça-feira)
14h às 17h

EEEP Dona Creuza do Carmo
Av.Sargento Hermínio,2006-Monte Castelo
29/08 (quinta-feira)
14h às 17h

EEEP Presidente Roosevelt
Av. Bezerra de Menezes, 435 - P. Araxá
30/08 (sexta-feira)
14h às 17h