logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Ato público em memória de vítimas encerra semana de prevenção de acidentes de trabalho no Ceará

Terminou nesta sexta-feira (26/4) a 1ª Semana Cearense de Prevenção de Acidentes de Trabalho. Para coroar os cinco dias de atividades com estudantes, parlamentares, servidores públicos, profissionais de saúde, as instituições que compõem o grupo de trabalho responsável pelo Programa Trabalho Seguro no Ceará foram à Praça José de Alencar e ofereceram serviços a população do centro de Fortaleza. Por fim, foi realizado um ato público em memória das vítimas de acidentes de trabalho.

Quem passou pela Praça José de Alencar pode tirar dúvidas sobre direito do trabalho, tomar vacinas, aferir a pressão arterial, receber massagem terapêutica ou cuidar do visual. Entre uma dúvida esclarecida ou aplicação de vacina, a pintura de unhas ou o relaxamento com uma massagem, todos os que passavam pelos quiosques montados na praça recebiam material com informações sobre saúde e segurança no trabalho.

“O trabalho que dignifica é o mesmo que danifica”, afirmou a servidora do Centro Estadual em Saúde do Trabalhador (Cerest) Maria Auxiliadora Alencar durante o ato público pelas vítimas de acidentes de trabalho. Segundo a Organização Mundial de Saúde, aproximadamente 270 milhões de trabalhadores são vitimados em decorrência de acidentes de trabalho todos os anos. O número equivale a soma da população do Brasil e da Alemanha.

Na avaliação do professor da Escola Estadual de Ensino Profissionalizante Joaquim Nogueira e secretário-geral do Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho no Ceará, José Teles do Santos, os acidentes de trabalho são mais nocivos que algumas epidemias e pandemias. “Eles matam mais que a dengue, tuberculose e outras doenças infecciosas”, afirmou. Para contribuir com a redução dos acidentes, o professor Teles levou à praça todos os alunos do curso de técnico de segurança para participarem ato público pelas vítimas de acidentes de trabalho.

De acordo os dados mais recentes do Ministério da Previdência Social, ocorreram 711.164 acidentes de trabalho no Brasil em 2011, sendo 12.256 no Ceará. No mesmo período, os acidentes no trabalho mataram 2.884 pessoas. Destes, 52 no Ceará.

Semana de Prevenção: As atividades da 1ª Semana Cearense de Prevenção de Acidentes começaram na segunda-feira (22/4). Além das ações realizadas na Praça José de Alencar, estudantes, portuários e profissionais de saúde receberam a visita de integrantes de 22 instituições para falar sobre saúde do trabalhador. A Semana integra o Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, coordenado pelo TRT/CE nos municípios cearenses.