logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Alunos da UFC e do IFCE assistem a palestras sobre trabalho seguro

Cerca de 200 alunos da Universidade Federal do Ceará e 100 alunos de cursos técnicos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia participaram na quinta-feira (25/4) de seminários sobre saúde e segurança do trabalho. O evento faz parte da 1ª Semana Cearense de Prevenção de Acidente de Trabalho, que tem à frente o Tribunal Regional do Trabalho do Ceará e outras 21 instituições públicas e privadas.

O juiz do trabalho Carlos Alberto Rebonatto falou aos alunos das duas instituições sobre a importância em educar jovens e crianças em saúde e segurança do trabalho. “Todos, com raras exceções, serão trabalhadores um dia. Por isso, precisamos educar nossas crianças a partir dos primeiro anos de estudo até a universidade, para que possam atuar de forma segura no ambiente de trabalho”, disse o magistrado.

De acordo com o magistrado, ocorrem cerca de nove acidentes de trabalho diariamente no Brasil e os gastos da Previdência Social com os acidentados chegam R$ 20 bilhões por ano. “Agora com as ações regressivas o empregador vai ser obrigado a ressarcir os cofres da União”, disse. Ele também destacou que, caso fique comprovada a culpa do empregador pelo acidente, a Procuradoria-Geral Federal ingressa com ação para que ele reponha o dinheiro à Previdência Social.

O professor e juiz do trabalho Konrad Mota também falou com um grupo de alunos do curso de técnico de segurança sobre as ações acidentárias que chegam à Justiça do Trabalho. “O Judiciário tem enfrentado de forma séria as questões relacionadas a acidentes de trabalho”, ressaltou.

Semana de Prevenção: As atividades da 1ª Semana Cearense de Prevenção de Acidentes começaram na segunda-feira (22/4). Além de estudantes, portuários e profissionais de saúde receberam a visita de integrantes de 22 instituições para falar sobre saúde do trabalhador. A Semana integra o Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho.