logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Audiência pública debate acidentes de trabalho envolvendo máquinas agrícolas

Dentro da programação da 1ª Semana Cearense de Prevenção de Acidentes de Trabalho, foi realizada nessa quarta-feira (24/4), na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, audiência pública sobre acidentes de trabalho envolvendo máquinas agrícolas em vias urbanas e rurais. Os trabalhos foram coordenados pela deputada estadual Eliane Novaes, que lançou o projeto de lei que dispõe sobre a criação de programa de capacitação para os operadores de máquinas agrícolas.

A audiência contou com a participação de representantes do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT/CE) e de outras instituições que integram o Programa Nacional de Prevenção de Acidentes (Pnpat) no Ceará. Na abertura, o desembargador José Antonio Parente da Silva do TRT/CE, gestor nacional do Pnpat, recebeu das mãos do presidente do Sindicato dos Caminhoneiros, José Tavares Filho, o termo de adesão ao grupo interinstitucional responsável pelo Programa Trabalho Seguro no Ceará.

A deputada Eliane Novaes salientou que o projeto de lei de sua autoria decorre do crescente aumento de acidentes com tratores e equipamento agrícolas, muitos deles decorrentes da falta de conhecimento dos operadores ou por falta de treinamento apropriado e específico para cada máquina.

O coordenador do Laboratório de Investigação de Acidentes com Máquinas Agrícolas (LIMA) da Universidade Federal do Ceará, professor Leonardo de Almeida Monteiro, apresentou o trabalho que vem sendo realizado pela instituição que dirige. A pesquisa  tem como objetivo propor às autoridades alternativas que contribuam para a redução de acidentes envolvendo máquinas agrícolas em vias públicas, com ações de prevenções e conscientização dos operadores das máquinas agrícolas.

Na ocasião, o vereador Fábio Braga expôs projeto de lei que estabelece ações de prevenções de acidentes de trabalho na indústria da construção civil, no âmbito do município de Fortaleza.