logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Semana de Prevenção de Acidente começa com sessão solene na Assembleia Legislativa

Foi aberta na tarde de quinta-feira (18/04), na Assembleia Legislativa, a 1ª Semana Cearense de Prevenção de Acidentes de Trabalho. Com programação até a próxima sexta-feira (26/4), o evento tem como objetivo reduzir o número do acidentes que vitimam trabalhadores no Ceará. São registrados aproximadamente 12 mil acidentes de trabalho por ano no Estado. 

“Milhares de trabalhadores morrem por causa de acidentes no trabalho e a Semana de Prevenção de Acidentes representa uma oportunidade para o enfrentamento dessas questões e para que os trabalhadores saibam prevenir os acidentes”, destacou durante a sessão o vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará, Francisco Tarcísio Guedes Lima Verde.

A presidente da Comissão de Direitos Humanos no Ceará, deputada Eliane Novais, destacou que o Ceará ocupa o 13° lugar em acidentes de trabalho no País. “Essa Semana de Prevenção é de suma importância para reduzirmos o número de acidentes”, afirmou. Ela também ressaltou o fato de o evento ser organizado em conjunto por instituições públicas e privadas, o que garante maior abrangência às ações realizadas.

De acordo os dados mais recentes do Ministério da Previdência Social, ocorreram 711.164 acidentes de trabalho no Brasil em 2011, sendo 12.256 no Ceará. No mesmo período, os acidentes no trabalho mataram 2.884 pessoas. Destes, 52 no Ceará.

Outro aspecto preocupante no Ceará são os acidentes que ocorrem no deslocamento entre o trabalho e a residência. De cada 100 acidentes de trabalho no Brasil, 15 acontecem nos deslocamentos entre o trabalho e a residência. No Ceará, a incidência de acidentes de trajeto é de 20%.

“Um acidente de trabalho acontece a cada três horas e meia no País, é um dado alarmante. É preciso iniciativas preventivas, como a Semana de Prevenção de Acidentes, envolvendo trabalhador, empresa e sociedade para enfrentarmos esse problema”, afirmou durante a sessão o secretário de Saúde do Estado, Arruda Bastos.

Outra autoridade a parabenizar a iniciativa de realizar uma Semana de Prevenção foi o vice-prefeito de Fortaleza, Gaudêncio Lucena. “Em nome da Prefeitura de Fortaleza, digo que defendemos a capacitação dos funcionários, a prevenção dos acidentes de trabalho e reconhecemos a importância desse debate”, afirmou.

Durante a solenidade, nove instituições aderiram ao Grupo de Trabalho Interinstitucional do Programa Nacional de Trabalho Seguro da 7° Região (Getrin 7), que é responsável por realizar ações para reduzir o número de acidentes de trabalho no Ceará. Aderiram ao grupo a OAB/CE, Etice, Senar, Faec, AJD, Sintepav, Sindiágua, Cagece e Prefeitura Municipal de Fortaleza.

Também durante a sessão solene, foi divulgado decreto assinado pelo prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, que institui a obrigatoriedade de inclusão de cláusula de exigência de capacitação de trabalho em saúde e segurança do trabalho nas licitações e contratos administrativos da Administração Pública Municipal.

Com informações da ALCE