logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Novo desembargador toma posse no TRT/CE

A população cearense conta com um novo desembargador para pacificar os conflitos trabalhistas que chegam à Justiça do Trabalho. O juiz Jefferson Quesado Júnior tomou posse, nesta sexta-feira (18/1), no cargo de desembargador do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT/CE). Com a posse, o plenário do TRT/CE terá, pela primeira vez em sua história de 71 anos, dez desembargadores.

Durante o ano de 2011, enquanto atuou como juiz titular da 7ª vara do trabalho de Fortaleza, o juiz Jefferson Quesado Júnior realizou 1.404 audiências, prolatou 818 sentenças e promoveu 461 conciliações entre empregados e empregadores. Desde o dia 13 de março do ano passado, ele atuava como juiz convocado ao Pleno do TRT/CE.

Em seu discurso de posse o magistrado destacou as dificuldades que o juiz do trabalho enfrenta para oferecer à população uma Justiça célere e de qualidade. “Sou um simples solucionador de demandas”, destacou. O juiz Jefferson Quesado Júnior ingressou na magistratura do trabalho em 1989. Foi promovido por merecimento em outubro de 1992, quando se tornou juiz titular da vara do trabalho de Iguatu. Ele também foi titular em Quixadá, Baturité e na 7ª vara de Fortaleza.

A promoção do magistrado para o cargo de desembargador, feita pela presidente Dilma Rousseff na quarta-feira (16/1), foi realizada pelo critério de antiguidade. Ele ocupa vaga decorrente da aposentadoria da desembargadora Laís Freire.

Também discursou durante a cerimônia de posse o desembargador José Antonio Parente, responsável por dar as boas vindas ao novo desembargador. “Sua nomeação foi muito aguardada. Não apenas pela grande necessidade de trabalho, mas, principalmente, pela sólida experiência, capacidade e sabedoria reconhecidas por toda a sociedade cearense”, afirmou.

Carga de trabalho: De acordo com o último relatório Justiça em Números, elaborado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a segunda instância do TRT/CE recebeu 7.643 novos processos em 2011. Na época, o Tribunal possuía oito desembargadores empossados, o que resultava em uma média 955 novos processos por magistrado.  

Além dos dez desembargadores em exercício, há outros quatro cargos a serem providos no TRT/CE, após nomeação da presidente da República: dois destinados a juízes de carreira e outros dois a membros do Ministério Público ou advogados.