logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

TRT 8ª Região elogia TRT/CE por apoio na implantação do PJe/JT

O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 8ª Região vai cumprir a 19 de dezembro deste ano a meta 16 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que estabelece a implantação do Processo Judicial Eletrônico na Justiça do Trabalho (PJe-JT) em 10% das Varas do Regional. Em junho do próximo ano, todas as 16 Varas da capital paraense terão também implantado o Processo Judicial Eletrônico, com melhoria da prestação jurisdicional e grande economia de papel, para o bem do meio ambiente e, ainda, acessibilidade, celeridade e maior publicidade dos atos processuais, que estarão disponíveis na internet.

A 19 de dezembro, o PJe-JT será implantado oficialmente na Vara do Trabalho de Castanhal, município a 80 quilômetros de Belém. Este ano, chegou às quatro Varas do Trabalho de Ananindeua, na Região Metropolitana da capital, na 2ª Turma e na Seção Especializada 1 do TRT da 8ª Região.

O sucesso na implantação do PJe-JT contou com o apoio e a dedicação da equipe do TRT da 7ª Região (Ceará), que ministrou treinamento em administração e parametrização para a área de informática e treinamento no uso do sistema para magistrados, servidores e operadores do direito no âmbito da 8ª Região, no período de 17 de setembro a 5 de outubro de 2012, a ponto do presidente em exercício do TRT, Vicente José Malheiros da Fonseca, emitir a Portaria nº 1235, de 30 de outubro deste ano, elogiando, publicamente o juiz federal do Trabalho Hermano Queiroz Junior, juiz titular da Vara do Trabalho de Caucaia, e os servidores do TRT da 7ª Região Antônio Carlos dos Santos, Antônio Germano Rabelo Cunha, Charles da Costa Bruxel, Igor Bessa Menezes, Joarez Dallago, José Francklin de Jesus e Silva, Rafael Igor Alexandre Vasco, Robson Teixeira da Silva e Wellington Luiz Gaboardi, “pela dedicação, espírito de equipe e eficiente trabalho desenvolvido para implantação do Processo Judicial Eletrônico – PJe-JT neste Egrégio Regional”, diz o texto da Resolução.

 “Eles foram excelentes, incansáveis e deram pleno apoio na realização dos trabalhos de implantação. Com muita paciência e didática, transmitiram conhecimentos para a área técnica de informática e demais usuários e até hoje dão suporte à distância, via telefone ou por comunicação eletrônica”,confirma a coordenadora da equipe de implantação do PJe-JT no TRT da 8ª Região e secretária-geral judiciária Narlicelma Sobral Santos Ramos.

 Com o apoio da equipe da 7ª Região, toda a parte técnica do PJe-JT foi instalada, com suporte e treinamento. Além disso, advogados, membros do Ministério Público, juízes e desembargadores também receberam treinamento, observada a prioridade dada às quatro Varas do Trabalho do município de Ananindeua, à 2ª Turma, que recebe os recursos oriundos das Varas, e à Seção Especializada I, para as ações rescisórias. O treinamento para os servidores da área técnica e das Varas do Trabalho de Ananindeua foi de uma semana, enquanto que os servidores das secretarias e de Gabinetes tiveram dois dias de treinamento.

 “São inúmeras as vantagens com a implantação do PJe, dentre elas destacam-se a acessibilidade, pois proporciona aos advogados o acesso à Justiça 24 horas por dia, inclusive aos finais de semana ou feriados, em casa ou no escritório; a celeridade, haja vista que os passos são automáticos, não havendo necessidade de ações como carimbar, grampear, fazer registro manuais, para impulsionar o processo, ganha-se tempo e as ações e recursos chegam mais rapidamente aos magistrados para julgamento, bem como a sustentabilidade, com redução de gastos com papel, contribuindo com economia de água e energia e preservação de árvores, explica Narlicelma Ramos. A natureza e o jurisdicionado agradecem.

Fonte: TRT 8ª Região