logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Prevenção de acidentes é tema de seminário em Fortaleza

O Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT/CE), a Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, o Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) realizaram nesta quinta (22/11) e sexta-feira (23/11) o 1º Seminário Saúde, Trabalho e Previdência Social. O objetivo do encontro era debater ações intersetoriais para prevenir e reduzir o número de acidentes de trabalho no Ceará.

O seminário integra o conjunto de ações regionais realizadas pelo Programa Trabalho Seguro, vencedor do prêmio Innovare neste ano. Entre os palestrantes estavam dois especialistas: pelo Ministério da Previdência Social, falou o doutor em ciências da saúde pela Universidade de Brasília Paulo Rogério de Oliveira; pela Justiça do Trabalho, falou o desembargador de Minas Gerais Sebastião Geraldo de Oliveira.

As instituições que participam do seminário têm como desafio desenvolver ações coordenadas que consigam rever um cenário alarmante. De 2006 a 2009, os acidentes de trabalho no Ceará cresceram 103%, segundo o Ministério da Previdência Social. Foram 5.965 acidentes de trabalho em 2006 e 12.135 em 2010.

A construção civil é um dos ramos de atividade que mais preocupam pelo grande número de acidentes. De cada 100 deles, pelo menos seis envolvem pedreiros, serventes e outros trabalhadores de canteiros de obras. Em primeiro lugar aparecem operadores de robôs e condutores de equipamento de cargas, que são 10 de cada 100 vítimas de acidentes laborais.

Metas: Além da realização do seminário, o Programa Trabalho Seguro no Ceará definiu como meta para este ano e cumpriu outras três iniciativas. A primeira delas foi a criação de um Comitê Interinstitucional para tratar do tema. A segunda, a realização de um grande ato público para os operários das obras do Estádio Governador Plácido Castelo (Castelão). Em 17 de agosto mais de 1.500 operários participaram de ação educativa sobre o assunto.

Outra ação foi a inclusão de conteúdos e material didático relacionados ao tema prevenção de acidentes nas ações do programa Trabalho, Justiça e Cidadania, realizado com cerca de 3.000 alunos de escolas públicas profissionalizantes de Fortaleza.