logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

TRT/CE monta brinquedoteca em penitenciária feminina de Fortaleza

Os filhos de detentas do Instituto Penal Auri Costa Moura contam, a partir desta semana, com um novo espaço de sociabilidade, desenvolvimento emocional e pedagógico. Os servidores do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT/CE) montaram um brinquedoteca no local com mais de 180 jogos educativos, bonecas, carrinhos e chocalhos. Os objetos foram arrecadados em campanha realizada pelo Tribunal na primeira quinzena de outubro.

A nova brinquedoteca terá uma função dupla. Diariamente, vai receber as crianças com até um ano de idade que vivem com as mães dentro do instituto penal. E durante o segundo domingo de cada mês a brinquedoteca acolherá os filhos com mais de um ano e menos de doze que visitam as mães.

“O brinquedo e as brincadeiras têm uma importante função no desenvolvimento infantil. Estimulam a criatividade, aguçam a inteligência da criança”, explica a responsável pela biblioteca do TRT/CE e uma das organizadoras da campanha, Rejane Albuquerque. Ela também destaca a função social da atividade realizada pelo TRT/CE, que ajuda a desconstruir o estigma que as detentas têm do poder judiciário.

Além de brinquedos, as crianças que frequentam a brinquedoteca do Instituto Auri Costa Moura receberam também fraldas, roupas, material de higiene e livros infantis. O material também foi arrecadado entre os servidores do TRT/CE.

Responsabilidade social: Desde o ano passado, o TRT/CE tem realizado ações de responsabilidade social no Instituto Penal Auri Costa Moura. A biblioteca do instituto recebeu mais de 500 livros doados por magistrados, servidores públicos e advogados. Os servidores do TRT/CE foram ao local durante este ano para realizar palestras sobre a importância da leitura e da espiritualidade.

As ações de responsabilidade social realizadas por servidores e magistrados integram o Plano Estratégico do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT/CE) e têm como objetivo contribuir para o fortalecimento da cidadania e estreitar os laços entre a instituição e a sociedade.