logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Dia da Árvore é comemorado com plantio de mudas no Fórum Autran Nunes

“Um quarteirão arborizado reduz em três graus a temperatura ambiental numa área de 100 metros quadrados”. A afirmativa é do engenheiro agrônomo, Valdelício Pontes, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Controle Urbano (Semam), que na sexta-feira (21/9) participou do plantio de mudas de ipês-roxos e ipês-amarelos na calçada em frente ao Fórum Autran Nunes.

A solenidade em comemoração ao Dia da Árvore foi fruto de uma parceria entre a Comissão de Gestão Ambiental do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT/CE) e a Seman, e contou a presença de juízes, servidores e advogados que atuam na Justiça do Trabalho.

Segundo Valdelício Pontes, a prefeitura vem fazendo parcerias com moradores e empresários do comércio do centro de Fortaleza, em busca de encontrar soluções para concretizar propostas para melhorar a arborização. No caso da parceria com o TRT/CE para plantar mudas no entorno do Fórum Autran Nunes, o engenheiro agrônomo salientou que foi feito estudo, a partir do traçado subterrâneo do metrô que passa sob a Avenida Tristão Gonçalves. Salientou que a existência na área de fiações elétricas, telefônicas, TV a cabo e outros equipamentos exigirá monitoramento sistemático das espécies plantadas, resultando numa convivência pacífica.

Segundo o juiz Antonio Teófilo Filho, diretor do Fórum Autran Nunes, a Comissão de Gestão Ambiental do TRT/CE (Ecosétima) vem realizando um belo trabalho em prol do planeta com ações semelhantes à de hoje. “Estas ações precisam ser incentivadas. Está de parabéns a Justiça do Trabalho”, ressaltou o magistrado.

Já o advogado trabalhista, Carlos Alberto Cavalcante Bandeira, disse que “atitudes como esta devem ser estimuladas, não apenas no Fórum, mas em toda a cidade, principalmente no perímetro onde a população mais se concentra, no caso o centro da cidade. Com certeza, o plantio de mudas melhorará, futuramente, a qualidade do ar, pois o número de veículos aumenta a cada dia, intensificando a emissão de gases poluentes na atmosfera,” afirmou.

“É louvável a atitude do Tribunal e que deveria ser copiada por todos, pois não custa nada plantar uma árvore e cuidar dela”, enfatizou a juíza Aldenora de Sousa Siqueira, presidente da Gestão Ambiental do TRT/CE (Ecosétima).

Parceria: Na parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Controle Urbano, que cedeu as plantas, o TRT/CE ficará encarregado de realizar a adubação, podas, irrigação, controle de pragas e limpeza para assegurar o crescimento das árvores.