logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Alunos de escolas profissionalizantes visitam Fórum Autran Nunes

Um grupo de aproximadamente 60 alunos da escola profissionalizante Mário Alencar viveu uma experiência única nesta quinta-feira (20/9) no Fórum Autran Nunes. Puderam conhecer quais são os caminhos percorridos por um processo dentro de uma vara do trabalho em Fortaleza. A iniciativa faz parte do programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC), que tem como objetivo ensinar lições de direito, ética e cidadania.

Do protocolo à sala de audiências, do balcão de atendimento ao arquivo, os alunos descobriram quais são os locais e quem são os profissionais envolvidos na solução de conflitos entre trabalhadores e empregadores. “Descobri que a pessoa formada em direito pode fazer um monte de atividades diferentes. Acho que já sei que profissão seguir”, diz a aluna do curso de turismo Maely Érica.

Entre as principais dúvidas dos alunos estavam as relacionadas às ferramentas utilizadas pela Justiça do Trabalho para fazer com que o devedor pague o que foi determinado pelo juiz em sentença. Na audiência, perguntavam aos juízes as vantagens e desvantagens de um acordo, possíveis penalidades no caso de descumprimento daquilo que foi acordado ou então julgado pelo juiz.

Um dos grupos de alunos visitou a 8ª Vara do Trabalho de Fortaleza e pôde acompanhar o desfecho de um acordo feito entre condomínio e um porteiro. O empregador afirmava que o funcionário teria abandonado o emprego. “Quando há acordo, o juiz não precisa decidir quem está certo ou quem está errado”, explicou aos alunos o juiz do trabalho Ronaldo Solano.

A visita dos alunos da escola Mário Alencar e de outras cinco escolas profissionalizantes de Fortaleza às varas é apenas uma das etapas do projeto Trabalho, Justiça e Cidadania. Antes da ida ao Fórum Autran Nunes, os alunos e os professores da rede pública foram capacitados em oficinas com juízes, procuradores e advogados. Eles também receberam a visita dos magistrados nas escolas.

“A visita à vara do trabalho serviu para coletarmos informações para o trabalho que estamos preparando”, explicou o aluno do curso de enfermagem Francisco Filipe. Ele fazia referência à etapa final do projeto, quando os alunos apresentarão trabalhos elaborados sobre o conteúdo aprendido em sala e nas unidades da justiça do trabalho. A escolha será realizada no dia 23 de novembro e os melhores serão premiados.

TJC: O programa TJC tem como meta informar mais de três mil alunos de escolas profissionalizantes no Ceará durante este ano. O programa foi realizado pela primeira vez no ano passado e outros 20 estados participam da iniciativa que pretende capacitar 5.000 professores e beneficiar mais de 50 mil alunos anualmente.