logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

TRT/CE treina servidores para nova vara do trabalho em Eusébio

O Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT/CE) treina até a próxima quinta-feira (30/8) o grupo de servidores que irá atender a população na nova vara do trabalho do município de Eusébio. Cerca de dez servidores estão sendo treinados desde o dia 20 de agosto para utilizarem o Processo Judicial Eletrônico (PJe/JT), sistema utilizado para tramitar eletronicamente processos e oferecer aos cidadãos uma Justiça mais célere e eficiente. A vara de Eusébio será inaugurada às 17h de sexta-feira (31/8).

Na primeira etapa do treinamento, realizada durante a semana passada no prédio sede do TRT/CE, os servidores que trabalharão em Eusébio conheceram as ferramentas utilizadas no sistema. Com o PJe/JT, muda a rotina de trabalho dos servidores, pois eles deixam de realizar atividades burocráticas como juntar documentos, perfurar ou grampear papéis. O tempo passa a ser utilizado, sobretudo, em atividades ligadas diretamente à essência dos processos.

A segunda fase do treinamento começou nesta segunda-feira (27/8) e está sendo realizada no local onde vai funcionar a vara do trabalho do Eusébio. Estão sendo feitas simulações das ações realizadas durante as audiências, na tramitação e acompanhamento de processos.

De acordo com o Tribunal Superior do Trabalho (TST), um servidor gasta em média 24 minutos para autuar um processo em papel (receber um requerimento e prepará-lo para a tramitação). No ano passado, por exemplo, o TRT/CE recebeu 46.390 novos casos na 1ª instância. Para autuá-los, foram gastos 18.556 horas de trabalho. Com o PJe/JT, essa tarefa é feita automaticamente.

A nova vara do trabalho de Eusébio será a quarta unidade judiciária cearense a possuir o sistema de Processo Eletrônico. Atualmente, as varas do trabalho de Caucaia e Maracanaú (1ª e 2ª Varas) já utilizam o PJe/JT. Ele também é utilizado no 2º Grau do TRT/CE.

Inauguração: A vara do trabalho de Eusébio será inaugurada nesta sexta-feira (31/8), às 17h. A nova unidade vai julgar processos recebidos exclusivamente por meio eletrônico e buscar soluções para conflitos que envolvam trabalhadores e empregadores de Aquiraz, Eusébio e Pindoretama. A vara do trabalho de Eusébio vai funcionar na Rua Dermeval Carneiro, 115, e terá como titular o juiz Judicael Sudário de Pinho.