logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Caravana de juízes do trabalho percorre escolas da periferia de Fortaleza

Juízes do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT/CE) visitam, a partir de segunda-feira (27/8), seis escolas profissionalizantes da periferia de Fortaleza. Da Barra do Ceará ao Jangurussu, do Antônio Bezerra ao José Walter, passando pela Parangaba e Papicu, os magistrados cearenses vão deixar as togas de lado e, em caravana, vão a salas de aula ensinar noções de direito, ética e cidadania a jovens prestes a ingressarem no mercado de trabalho.

O primeiro colégio a receber a caravana será a Escola Profissionalizante Mário Alencar, no Jangurussu. Advogados e servidores públicos também acompanharão os juízes durante a visita, que será realizada nesta segunda-feira (27/8), das 15 às 17h. As visitas seguem até o dia 5 de setembro.

A iniciativa faz parte do programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC), realizado pela Associação dos Magistrados do Trabalho da 7ª região (Amatra 7) em parceria com o TRT/CE e outras instituições públicas e privadas.

“As dúvidas mais frequentes dos alunos são as relacionados a estágio, primeiro emprego, rescisão contratual, danos morais”, explica a juíza do trabalho Kelly Porto, uma das coordenadoras do TJC. Ela também conta que é muito comum os alunos aproveitarem a presença dos magistrados para levarem dúvidas dos pais sobre aposentadoria e outros assuntos para as salas de aula.

A visita às escolas é a terceira etapa realizada pelo projeto TJC neste ano. Em março, cerca de 150 professores, coordenadores e dirigentes das escolas foram capacitados para se transformarem em multiplicadores de conhecimentos sobre noções de direito. No mês de maio, estudantes de Direito de duas universidades de Fortaleza também visitaram os alunos das escolas profissionalizantes.

A próxima fase do projeto será a retribuição da visita. Os alunos vão deixar as salas de aula para visitar as varas do trabalho instaladas em Fortaleza e acompanhar de perto a rotina de juízes do trabalho. O projeto se encerra no dia 23 de novembro com a apresentação de trabalhos elaborados pelos alunos sobre o conteúdo aprendido em sala e nas unidades da justiça do trabalho. Os melhores serão premiados.

TJC: O programa TJC tem como meta informar mais de três mil alunos de escolas profissionalizantes no Ceará durante este ano. O programa foi realizado pela primeira vez no ano passado e outros 20 estados participam da iniciativa que pretende capacitar 5.000 professores e beneficiar mais de 50 mil alunos anualmente.

Confira aqui dia, horário e escolas a serem visitadas.

Dia 27/08 – 15 às 17h - Escola Mário Alencar
Dia 29/08 – 15 às 17h - Escola Júlia Giffoni
Dia 30/08 – 15 às 17h - Escola Joaquim Moreira de Sousa
Dia 03/09 – 15 às 17h - Escola Paulo Petrola
Dia 04/09 – 15 às 17h - Escola Maria José de Medeiros
Dia 05/09 – 15 às 17h - Escola Onélio Porto