logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

TRT/CE promove ato pelo trabalho seguro no Castelão às 10h desta sexta-feira (17/8)

O Tribunal Superior do Trabalho (TST), o Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT/CE) e outras 25 instituições realizam às 10h desta sexta-feira (17/8) ato público pelo trabalho seguro nas obras do Estádio Plácido Castelão. O evento contará com a presença do governador Cid Gomes, do cantor Raimundo Fagner, do ex-jogador da seleção brasileira Careca e dos presidentes do TST e TRT/CE, respectivamente, ministro João Oreste Dalazen e desembargadora Roseli Alencar.

O objetivo da ação é alertar aos mais de 1.500 trabalhadores que preparam o estádio para receber a seleção brasileira na Copa das Confederações e na Copa do Mundo de 2014 sobre a adoção de medidas coletivas e individuais para prevenção de riscos de acidentes de trabalho.

Durante o evento, o governador Cid Gomes deve assinar um decreto que torna obrigatória para as construtoras que forem contratadas pelo Estado a oferta de treinamentos aos empregados sobre saúde e segurança no trabalho.

O ato público e a assinatura do decreto integram o Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, lançado pelo TST em abril do ano passado. Fortaleza será a oitava capital a realizar um ato público pelo trabalho seguro. O evento já foi realizado no Rio de Janeiro, Natal, Cuiabá, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Salvador, sempre com o objetivo de alertar a sociedade para a gravidade do problema social e econômico provocado pelos acidentes de trabalho.

Transmissão: Uma parceria entre o TRT/CE e a Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice) vai garantir que qualquer cidadão possa assistir ao evento via internet. Para acompanhá-lo será preciso acessar o site www.trt7.jus.br.

Números: De acordo com dados do Ministério da Previdência Social, os acidentes cresceram 103% no Ceará entre 2006 e 2010. Foram 5.965 acidentes de trabalho em 2006 e 12.135 em 2010. No Brasil, 720 mil trabalhadores ficaram feridos em 2010 e outros 2.712 morreram em decorrência de acidentes de trabalho. Destes, 68 no Ceará.

A construção civil é o segundo local de trabalho onde mais ocorrem acidentes. De cada 100, pelo menos seis envolvem pedreiros, serventes e outros trabalhadores de canteiros de obras. Em primeiro lugar aparecem operadores de robôs e condutores de equipamento de cargas, que são 10 de cada 100 vítimas de acidentes laborais. Os ferimentos, fraturas e traumatismos no punho e mão são os tipos mais comuns de acidentes, com 22%. Em seguida aparecem as dores nas costas, com 6%.

Obras: Sede do ato público do dia 17 de agosto, o Castelão ostenta o título de não ter registrado nenhum acidente grave ou fatal desde o início da obra. A arena cearense é a que possui as obras mais avançadas dentre as doze sedes da Copa do Mundo de 2014. Mais de 80% das obras já foram concluídas. Ela deve ser finalizada em dezembro deste ano e terá capacidade para 67.037 mil espectadores.

Serviço:
Ato Público pelo Trabalho Seguro
Local: Estádio Castelão (entrada pela Avenida do Contorno)
Data: 17 de agosto
Horário: 9h30