logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Plauto Porto toma posse como desembargador no TRT/CE

O Plenário do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT/CE) se reuniu na terça-feira (6/3) para dar posse ao desembargador Plauto Carneiro Porto. Ele foi nomeado pelo critério de antiguidade pela presidente Dilma Rousseff no dia 1º de março e terá como desafio julgar média de 700 novos processos judiciais a cada ano.

Desde novembro, Plauto Carneiro Porto atuava como juiz convocado ao Pleno do TRT/CE, conciliando as atividades da 2ª instância com os processos da 6ª Vara do Trabalho de Fortaleza. Na segunda instância, era um dos integrantes da 3ª Turma do TRT/CE, que iniciou julgamento em janeiro deste ano.

Antes de ser convocado para o Pleno do TRT/CE, o magistrado foi titular de varas do trabalho nos municípios de Crato, Limoeiro do Norte e Fortaleza (6ª Vara). Ele começou sua trajetória na Justiça do Trabalho em 1975, quando ingressou como servidor.

“Nesse longo trajeto de aprendizado sempre me dediquei ao máximo à Justiça do Trabalho, procurando dignificar esta instituição que a cada dia mais se solidifica graças ao empenho e a competência de todos aqueles que dela fazem parte”, afirmou o magistrado em seu discurso de posse. Ele também destacou que fará o melhor para honrar a memória de magistrados que já passam pelo Pleno do TRT/CE.

Com a posse de Plauto Porto, o TRT/CE passa a contar com nove cargos providos de desembargadores. Destes, sete são magistrados de carreira, um oriundo do Ministério Público do Trabalho e outro da Ordem dos Advogados do Brasil.

Carga de trabalho: O novo desembargador terá como desafio uma das maiores cargas de trabalho de um magistrado trabalhista de 2º grau do Brasil. De acordo com relatório Justiça em Números, elaborado pelo Conselho Nacional de Justiça, os desembargadores do TRT/CE receberam em 2010 a quinta maior quantidade de casos novos para julgar. Foram 1.315 processos por magistrado, somados os novos processos aos remanescentes.