logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Professores de escolas públicas participam de seminário sobre Direito do Trabalho

Cerca de 150 professores de escolas públicas profissionalizantes localizadas em Fortaleza participam nesta quinta-feira (1º/3) do II Seminário de Capacitação de Multiplicadores do programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC). Durante dois dias, eles vão aprender com juízes, procuradores e advogados noções básicas de Direito para repassarem aos seus alunos em sala de aula.

Durante o seminário, que ocorrerá até amanhã no hotel Nobile Suítes Brasil Tropical, os professores vão participar de seis atividades coordenadas pela Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 7ª Região (Amatra 7): dois módulos sobre noções de direito do trabalho, um sobre meio ambiente do trabalho e assédio moral, outro sobre segurança e saúde do trabalhador e a atuação do Ministério Público do Trabalho, um módulo sobre direitos e garantias fundamentais e oficinas.

Na abertura do evento, o diretor da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT/CE), desembargador José Antonio Parente, destacou a importância de programas como o TJC, que fazem com que o magistrado deixe seu gabinete e vá para mais próximo da população. “Há alguns anos uma Vara do Trabalho no Maranhão quase fechou porque não tinha demanda. A iniciativa de um magistrado de ir às escolas fez com que hoje ela seja uma das mais procuradas”, explicou.

Participam do programa Trabalho, Justiça e Cidadania seis escolas profissionalizantes de Fortaleza: Mário Alencar, no Conjunto São Cristóvão; Onélio Porto, no José Walter; Paulo Petrola, no Planalto das Goiabeiras; Joaquim Moreira de Sousa, na Parangaba; Maria José Medeiros, no Papicu; e Júlia Giffoni, no Dom Lustosa.

Para a representante da Secretaria de Educação do Governo do Estado do Ceará, Maria do Socorro Santos, a participação das escolas tem a capacidade de despertar nos alunos o interesse pelo Direito e pela magistratura. “O programa também faz com que informações sobre direitos básicos repassadas por professores aos alunos cheguem rapidamente às famílias e às comunidades”, afirmou.

O seminário de capacitação faz parte da primeira fase do TJC. Nas etapas seguintes, juízes e outros profissionais do Direito devem ir às escolas para dialogar com os alunos. Também estão previstas visitas dos estudantes a unidades do TRT/CE para conhecerem o funcionamento da Justiça do Trabalho. Por fim, haverá uma apresentação competitiva de trabalhos produzidos por alunos a uma comissão julgadora.