logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Aberta Assembleia Geral do Conematra

O Conselho Nacional das Escolas de Magistratura do Trabalho (Conematra) realiza, na Capital cearense, a 31ª Assembleia Geral e Reunião de Trabalhos, reunindo 35 magistrados e 25 assessores. Na abertura do encontro, ontem (quinta-feira 9/2), no centro de eventos do hotel Plazza Praia Suítes, o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região/CE, desembargador Cláudio Pires, deu boas-vindas aos participantes do conclave, ressaltando o novo momento que a Justiça do Trabalho vive com a inclusão do Processo Judicial Eletrônico nas soluções das questões trabalhistas.

Segundo o presidente do TRT/CE, a participação das Escolas será um viés importante no trabalho de capacitação dos magistrados e servidores, requalificando os profissionais para o domínio tecnológico. Logo em seguida, falou o diretor da Escola Judicial do TRT/CE, desembargador José Antonio Parente da Silva, contextualizando a temática do encontro, “A Capacitação para o Processo Eletrônico”, com a criação da Vara Virtual de Caucaia, a segunda a operar no Brasil. Conforme o desembargador Parente, a Escola Judicial irá cumprir papel de colaboradora na especialização de magistrados servidores no manejo das novas tecnologias.

O presidente do Conematra, Carlos Alberto Zogbi Lontra, também falou na abertura do encontro, agradecendo a acolhida do TRT/CE, e enfatizou que a temática proporciona uma rica troca de experiências, proposições e debates.

PALESTRA

A consultora pedagógica Drª Acácia Kuenzer ministrou palestra sobre “O Papel das Escolas na Capacitação para o Processo Eletrônico”, focalizando inicialmente a necessidade do conhecimento de hardware, sofware e outros sistemas tecnológicos na gestão de mudanças. Segundo ela, as mudanças que irão ocorrer na relação entre máquina e operadores (magistrados e servidores) irão provocar requalificação dos profissionais. Sendo assim, segundo ela, terão que ser observados vários questionamentos, tais como: trabalho presencial e/ou a distância? Relações pessoais no trabalho tendem ao isolamento? E outros segmentos fundamentais.

A consultora abordou, também, a responsabilidade das escolas no desenvolvimento no processo de capacitação de magistrados e servidores.

O Coral Sétima Voz do Sindissétima, formado por servidores do TRT/CE, e sob o comando da maestrina Jacqueline Alice Jucá Sdney, abrilhantou a abertura do encontro, interpretando canções de autoria de Noel Rosa.

CONTINUAÇÃO

A programação do encontro tem continuidade nesta sexta-feira com a aprovação da ata da 30ª Assembleia Geral Extraordinária, realizada em Maceió, no dia 25 de outubro de 2011; manifestação do diretor da Enamat, ministro Aloysio Corrêa da Veiga; apresentação da Resolução nº 126 do CNJ; deliberação sobre relatório dos grupos da nova comissão executiva e escolha de local, data e tema central do próximo encontro.