logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Com apoio do TRT-CE, livro sobre importante monumento arquitetônico de Fortaleza é lançado

Dois homens em pé , um deles falando ao microfone, num ambiente aberto, com árvores ao fundo e na frente uma mesa com o livro de capa vermelha
Eliézer Rodrigues e desembargador Durval Maia

O livro  “Castelo do Plácido – Apogeu e Destruição 50 Anos Depois”, de autoria do servidor da Justiça do Trabalho Eliézer Rodrigues, foi lançado no sábado (24/2). Com apoio institucional do TRT-CE, o evento, ocorrido no Passeio Público de Fortaleza, foi prestigiado por mais de 100 pessoas, entre magistrados, servidores, amigos e familiares do autor.

Veja mais fotos aqui.

Em discurso de saudação, o presidente do TRT-CE, desembargador Durval César de Vasconcelos Maia, parabenizou o autor. “A Justiça do Trabalho do Ceará não poderia deixar de apoiar a realização de uma obra literária sobre essa importante edificação que marcou a história arquitetônica da nossa capital. Com seu vasto conhecimento histórico e de pesquisa, Eliézer Rodrigues nos entrega um livro de grande gabarito”, exaltou o magistrado.

Eliézer agradeceu a presença dos convidados, comentou um pouco sobre trechos do livro, de como procedeu à pesquisa dos fatos narrados, e depois recebeu os cumprimentos daqueles que se enfileiraram para obter uma dedicatória.

autor sentado escrevendo dedicatória no livro enquanto uma mulher em pé espera
Escritor atendeu aqueles que pediram dedicatória no livro

O livro

O eixo central da obra é focado no empresário Plácido de Carvalho, na sua esposa Pierina, e na saga da construção e destruição da edificação que dá nome ao livro. O autor resgata inúmeras conexões entre os acontecimentos da época, contemplando, inclusive, aspectos relacionados à Justiça do Trabalho cearense.

Como observa na apresentação da obra, o desembargador Durval Maia cita um episódio que envolve questões trabalhistas, no caso, o protesto por melhores condições salariais de empregados do Excelsior Hotel, edifício de propriedade do protagonista.

O autor

Eliézer Rodrigues é servidor do TRT-CE. Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Fortaleza, trabalhou como repórter e editor nos principais jornais do Estado: O Povo e Diário do Nordeste. Depois de mais de 30 anos atuando na assessoria de imprensa da Justiça do Trabalho do Ceará, a partir de 2018 passou a dedicar-se à pesquisa para o resgate histórico e memorialístico da instituição, o que já rendeu os livros “Avenida Santos Dumont no Contexto da Cidade”, “Osmundo Pontes 100 Anos: Entre a Toga e a Crônica” e  “Praça José de Alencar - Tempos e Viventes”.

Interessados no livro podem obter informações com o autor pelo celular (85) 99992-1099.