logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Alunos de escolas profissionalizantes visitam Fórum Autran Nunes

Aproximadamente 360 alunos de escolas públicas profissionalizantes vão visitar o Fórum Autran Nunes até o dia 26 de setembro para aprenderem noções direito e conhecerem de perto os serviços oferecidos pela Justiça do Trabalho do Ceará à população. A iniciativa integra o programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC), que tem como objetivo proporcionar maior integração entre o Poder Judiciário e a sociedade.

Realizado por meio de um convênio entre o Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT/CE), Associação dos Magistrados do Trabalho da 7ª Região (Amatra7) e Secretaria de Educação do Estado do Ceará, o TJC levou ao Fórum nesta terça-feira os alunos da Escola Estadual de Educação Profissional José de Barcelos, localizada no bairro Messejana, em Fortaleza.

Os estudantes acompanharam uma audiência, visitaram a diretoria, a galeria e outras áreas administrativas do Fórum e aprenderam como são realizadas algumas das principais atividades de um fórum trabalhista.

Etapas: A visita dos alunos ao Fórum é uma das etapas do Trabalho, Justiça e Cidadania. Em março, professores de escolas públicas foram capacitados para que se tornassem multiplicadores de conhecimento. De abril a julho, universitários de Fortaleza também foram capacitados pelo programa para irem às escolas compartilhar conhecimentos jurídicos. Em agosto, foi a vez de magistrados irem às escolas.

Na última etapa do projeto, os estudantes irão apresentar trabalhos sobre o conteúdo aprendido em sala de aula e nas visitas às unidades da Justiça do Trabalho do Ceará. Os melhores serão premiados. Ao todo, cerca de três mil alunos de seis escolas profissionalizantes do estado devem ser beneficiados pelo projeto.

Além de formar e capacitar alunos, o TJC também está articulado às ações realizadas em 2011 pelo TRT/CE para assegurar o cumprimento da Meta 4 estabelecida pelo Conselho Nacional de Justiça para todo o Poder Judiciário. De acordo com ela, os tribunais devem implantar em escolas ou quaisquer espaços públicos um programa de esclarecimento ao público sobre as funções e atividades.