logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

TRT/CE participa de Simpósio de Gestão Documental da Justiça do Trabalho

O Tribunal Regional do Trabalho do Ceará - 7ª Região está participando, junto com delegações de outros 21 Tribunais Regionais do Trabalho, do Simpósio de Gestão Documental da Justiça do Trabalho, promovido pelo TRT do Mato Grosso do Sul - 24ª Região. O simpósio tem como tema "A Política de Gestão de Documentos como ferramenta de Preservação da Memória Institucional", e reúne cerca de 200 participantes entre especialistas de renome nacional, representantes do Poder Judiciário (magistrados e servidores) e membros da comunidade acadêmica.

O presidente do TRT da 24ª Região, desembargador Márcio Vasques Thibau de Almeida, disse, ao abrir o encontro, que "a partir da década de 1990, com o advento da internet, a gestão documental tem requerido maior atenção por parte dos gestores, uma vez que a alta produção e difusão de documentos e informações tem exigido das instituições a releitura e a revisão dos paradigmas de guarda de documentos e arquivos. Nesse sentido, a Justiça do Trabalho vem desenhando uma nova política de gestão de documentos em sua esfera de atuação, como forma de ajustar-se a essa nova realidade global", afirmou.

O simpósio congrega a reunião do Fórum Nacional Permanente em Defesa da Memória da Justiça do Trabalho (MEMOJUTRA), além de palestras e uma oficina para treinamento e capacitação, ministrada pela professora Viviane Tessitore, historiógrafa do Centro de Documentação e Informação Científica da PUC-SP.

A diretora da Divisão de Documentação do TRT/CE, Valéria Feitosa, e a chefe do Setor de Memorial, Esther Russo, também participam do encontro. Nas ações de preservação da memória da Justiça do Trabalho no Ceará, Valéria Feitosa revela que o Tribunal já está conversando com a Secretaria de Cultura do Estado e com historiadores e pesquisadores das universidades cearenses para que seja feita a cessão de guarda de processos para pesquisa e registro histórico. "Temos certeza que a memória da Justiça do Trabalho em nosso Estado receberá o devido tratamento, configurando uma fonte de pesquisa histórica", concluiu.