logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

População elogia atendimento do programa Mundos do Trabalho na Praça 3

No segundo dia do Programa Mundos do Trabalho na Praça 3, na Praça do Ferreira, onde 33 instituições públicas prestam serviços e informações à população, as filas aumentaram para o atendimento de primeira e segunda vias de identidade e CPF (Cadastro de Pessoa Fí­sica). Segundo o supervisor da Secretaria de Justiça e Cidadania do Ceará, Júnior Matos, "a base de emissão dos documentos por dia de atendimento chega a 170 identidades e 150 CPFs, fora as prioridades, ou seja, pessoas com necessidades especiais ou da terceira idade", afirmou. Como é o caso da senhora Mara Diva Mendes, cadeirante e moradora do Conjunto Ceará. "Aqui é muito melhor porque, na cadeira de rodas, não posso atravessar as ruas. Aqui estou sendo bem atendida e com o maior conforto", diz.

Já Marileide Silva, que trabalha com manipulação de remédios e mora no bairro Joaquim Távora, foi à praça para tirar a segundo via de todos os documentos. "Como eu casei e preciso mudar o meu nome de solteira em todos os documentos, passando para o nome de casada, é aqui mesmo que eu vou tirar todos meus documentos", disse entusiasmada.

Na unidade móvel de atendimento do Tribunal Regional Eleitoral, a fila surpreendia pelo número de pessoas. Só no primeiro dia, foram emitidos 236 títulos eleitorais, além de emissão de alistamento, transferência de domicílio eleitoral e pagamento de multa. Segundo um dos coordenadores do TRE/CE, Juliano Ribeiro, espera-se que o atendimento tenha um número ainda maior. "Se a gente comparar com o atendimento feito no ano anterior, que foi de 304 pessoas por dia, vamos verificar um crescimento. Agora, acredito que estão sendo numa faixa de 350 a 400 pessoas por dia", afirma.

O Programa Mundos do Trabalho na Praça 3 também está promovendo oficinas, entre elas a de Fotografia Artesanal, oferecida pelo Instituto Federal de Educação, que está sendo feita por 25 jovens estudantes do curso de Química e Fí­sica. Segundo a professora de fotografia Maira Gutierrez, "os participantes entram em contato com os princí­pios da formação da imagem, com a confecção na câmara escura, que tem como base alguns princí­pios da quí­mica e da fí­sica". Para o estudante Pedro Vitor Rodrigues Barbosa, de 16 anos, "a oficina é uma oportunidade para aprender como funciona o processo por trás da fixação da imagem na fotografia. Gostei muito, vai me servir bastante", afirmou.

O Programa Mundos do Trabalho na Praça 3 prossegue até o próximo sábado, dia 28 de maio, com atendimento gratuito na Praça do Ferreira, no Centro de Fortaleza.