logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

TRT/CE comemora 70 anos da Justiça do Trabalho

O Tribunal Regional do Trabalho do Ceará - 7ª Região realizou, na última sexta-feira, dia 06 de maio, a solenidade comemorativa aos 70 anos de instalação da Justiça do Trabalho no Brasil e no Estado. A programação constou da cerimônia de hasteamento do Pavilhão Nacional e das bandeiras do Ceará e do TRT/CE, da entrega de placas em homenagem aos ex-presidentes e atuais dirigentes do Tribunal, além do lançamento de selo dos Correios, alusivo à data, e descerramento de placa comemorativa.

Ao fazer a abertura oficial da solenidade, o presidente do TRT/CE, desembargador Cláudio Soares Pires, destacou, em seu discurso, a importância da data, ressaltando que "a Justiça do Trabalho tem sido capaz, em toda a sua trajetória, de oferecer meio pacífico de resolução de pendências trabalhistas. Somos uma Justiça pacificadora que dá, exemplarmente, soluções aos conflitos decorrentes do trabalho. Aliamos a tradição de construção de harmonia nas relações trabalhistas com a modernidade e os desafios contemporâneos", concluiu.

Como parte da programação, foi feita a entrega de placa comemorativa a todos os presidentes do Regional e à primeira unidade judiciária, hoje 1ª Vara do Trabalho de Fortaleza.

Em seguida, o diretor regional da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos no Ceará, José Estevão Thomas, fez o lançamento do selo e do carimbo alusivos à comemoração dos 70 anos da Justiça do Trabalho. Ele salientou que os Correios sempre perpetuam, por meio de emissões postais, as datas e os eventos relevantes no contexto das instituições nacionais. "As peças lançadas divulgarão para o mundo um pouco da história da Justiça do Trabalho no Ceará", destacou. O carimbo filatélico permanecerá na agência Aldeota dos Correios de Fortaleza até o dia 31 de maio, devendo todas as correspondências receber a aposição da mencionada peça.

Já o carimbo do programa Acervo Histórico da Justiça do Trabalho ficará nas dependências do Memorial do TRT/CE, identificando todos os documentos históricos da Justiça do Trabalho.

Ainda como parte das comemorações, os desembargadores Antonio Marques Cavalcante Filho e José Antonio Parente da Silva foram convidados a fazer o descerramento da placa alusiva ao septuagésimo aniversário de instalação da Justiça do Trabalho no Ceará.

Por fim, o desembargador Cláudio Soares Pires agradeceu a presença de todos e o apoio de magistrados e servidores, encerrando oficialmente a solenidade.

HISTÓRICO

Em 1º de maio de 1941 foram instalados, em Fortaleza, o Conselho Regional do Trabalho e a primeira Junta de Conciliação e Julgamento, tendo o juiz Adonias Lima como presidente do Conselho. A sessão de instalação aconteceu no palacete à Rua Guilherme Rocha, Nº 498, no Centro da cidade, sendo a primeira sede do Tribunal.

Em 20 de maio do mesmo ano, ocorreu a posse de José Juarez Bastos como presidente da Junta de Conciliação e Julgamento de Fortaleza.

Em 8 de dezembro de 1971, a Justiça do Trabalho da 7ª Região foi instalada na sua primeira sede própria, na Avenida Santos Dumont, 3384, local onde foram comemorados os 70 anos de sua instalação.