logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Justiça do Trabalho do Ceará investe em coleta seletiva e sustentabilidade

A Comissão de Gestão Socioambiental do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (Ecosétima - TRT/CE) começa nesta quarta-feira (16) a distribuir 200 lixeiras para separação de resíduos recicláveis e não recicláveis em unidades judiciárias. A distribuição dos recipientes faz parte da campanha realizada pela Ecosétima para disseminar práticas social e ambientalmente responsáveis no ambiente de trabalho.

Além de distribuir as lixeiras, a Ecosétima também está realizando campanha para orientar os servidores e funcionários terceirizados a descartarem corretamente os resíduos que produzem. “Não basta separar orgânicos e lixo seco. Para que possam ser reciclados, são precisos cuidados como, por exemplo, a higienização das embalagens”, explica a coordenadora da Ecosétima, Silvana Teixeira.

O primeiro prédio a receber as lixeiras será o Anexo 2, que abriga setores administrativos e judiciários do Tribunal. Serão distribuídos recipientes de coleta em 36 copas. Na quinta-feira (17), a distribuição ocorrerá no Prédio Sede e Anexo 1. O calendário de distribuição também prevê entrega de lixeiras na próxima semana no Fórum Autran Nunes e em abril nas Varas do Trabalho localizadas no interior do Ceará.

Educação Ambiental: Para difundir noções de sustentabilidade no ambiente de trabalho, a Ecosétima realiza periodicamente cursos sobre educação ambiental. O mais recente ocorreu em novembro do ano passado com aproximadamente 40 funcionários terceirizados responsáveis pela limpeza do Tribunal. Depois de passar pelo treinamento, eles passaram a atuar como agentes multiplicadores.

Outra ação realizada pela Ecosétima é o encaminhamento dos resíduos já separados para reciclagem. Mensalmente, cooperativas de catadores recolhem aproximadamente 500 quilos de papel nas unidades judiciárias localizadas em Fortaleza.

As pilhas e baterias utilizadas por servidores no trabalho e em casa também são separadas e encaminhadas a um banco privado, que envia o material para reciclagem no município de Suzano, região metropolitana de São Paulo. Na última segunda-feira (14), cerca de 40 quilos de pilhas foram corretamente descartados.