logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Alunos de escolas públicas do Ceará vão ter noções básicas de direito do trabalho

Cerca de 120 professores, diretores e coordenadores de escolas públicas do Ceará irão receber noções básicas de direito, ética e cidadania durante seminário de capacitação de multiplicadores, que será realizado nesta quarta-feira dia 02 e quinta-feira dia 03 a partir das 13 horas, no hotel Brasil Tropical.

O seminário acontece juntamente com o lançamento do programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) no Ceará. O Programa é uma ação solidária de iniciativa da Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho - ANAMATRA, em parceria com suas associações estaduais, com o Tribunal Regional do Trabalho do Ceará - 7ª Região. Através do programa, juízes, advogados, promotores, professores de Direito, servidores do Judiciário, semeiam noções  de direito, ética e cidadania, dentre outros temas, nas escolas públicas de diversos estados e municípios do País. 

Aqui no Ceará, os dirigentes das escolas serão treinados no seminário para repassar aos seus alunos o conhecimento adquirido no evento, em áreas como direito do trabalho, direitos fundamentais e o Estatuto da Criança e do Adolescente, dentre outras. 

O programa também vai levar juízes do Trabalho e demais voluntários a visitar as escolas para dirimir dúvidas dos alunos que também irão conhecer áreas do Sistema de Justiça, como o Fórum e o Tribunal Regional do Trabalho. O projeto se encerra com a apresentação de trabalhos sobre o conteúdo ensinado e a escolha dos melhores alunos que serão premiados.

De acordo com a coordenadora do projeto no Ceará, a juíza do trabalho Kelly Porto, a expectativa é que mais de três mil alunos sejam beneficiados com o Programa só neste ano de 2011. “Nossa intenção é aumentar ainda mais o número de alunos envolvidos nos próximos anos. Esse ano é apenas o projeto piloto. Queremos aumentar não só o raio de atuação, mas também o número de operadores do Direito envolvidos no Ceará, como juízes, promotores, defensores públicos, procuradores federais e universidades”, ressalta a magistrada que afirma haver “muito desconhecimento da população não só dos direitos trabalhistas, mas do funcionamento da Justiça como um todo e até dos direitos fundamentais, daí a importância do projeto ser inserido nas escolas profissionalizantes, para que essa mão de obra que se forma tenha uma melhor noção de seus direitos”, conclui.