Introdução
Implementa o sistema de gerenciamento da qualidade por meio de políticas e procedimentos com atividades de melhoria
contínua de processos realizadas durante todo o projeto, conforme apropriado.
Visão geral dos processos de gerenciamento da qualidade do projeto
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Planejar a qualidade: O processo de identificar os requisitos e/ou padrões de qualidade do
projeto e do produto, bem como documentar de que modo o projeto demonstrará a conformidade.
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Realizar a garantia da qualidade: O processo de auditoria dos requisitos de qualidade e dos
resultados das medições de controle de qualidade para garantir que sejam usados os padrões de qualidade e as
definições operacionais apropriadas.
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Realizar o controle da qualidade: O processo de monitoramento e registro dos resultados da
execução das atividades de qualidade para avaliar o desempenho e recomendar as mudanças necessárias.
Esses processos interagem entre si e com os processos das outras áreas de conhecimento. Cada processo pode envolver o
esforço de uma ou mais pessoas ou grupos de acordo com os requisitos do projeto. Cada processo ocorre pelo menos uma
vez em todo projeto e em uma ou mais fases do mesmo, se o projeto for divididos em fases. Embora os processos sejam
apresentados como elementos distintos com interfaces bem definidas, na prática eles podem se sobrepor e interagir de
formas não detalhadas aqui.
O gerenciamento da qualidade do projeto engloba o gerenciamento do projeto e o produto do projeto, e se aplica a todos
os projetos, independentemente da natureza do produto. As medidas e técnicas de qualidade do produto são específicas do
tipo de produto resultante do projeto. Enquanto o gerenciamento da qualidade de produtos de software utiliza abordagens
e medidas diferentes de uma construção de uma usina nuclear, as abordagens do gerenciamento da qualidade do projeto se
aplicam aos dois tipos. Nos dois casos, deixar de cumprir os requisitos de qualidade do produto ou do projeto pode ter
consequências negativas graves para uma ou todas as partes interessadas do projeto. Por exemplo:
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Cumprir os requisitos do cliente sobrecarregando a equipe do projeto pode resultar em aumento de atritos entre
os funcionários, erros ou retrabalho.
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Cumprir os objetivos do cronograma do projeto apressando as inspeções de qualidade planejadas pode resultar em
erros não detectados.
Qualidade e grau não são a mesma coisa. Qualidade é “o grau com que um conjunto de características inerentes atende aos
requisitos”. Grau é uma categoria atribuída aos produtos ou serviços que têm a mesma utilidade funcional, mas
diferentes características técnicas. Embora um nível de qualidade que não cumpra os requisitos de qualidade seja sempre
um problema, um grau baixo pode não ser. Por exemplo, um produto de software pode ter alta qualidade (sem defeitos
óbvios, manual de fácil leitura) e um grau baixo (número limitado de funcionalidades), ou ter baixa qualidade (muitos
defeitos, documentação do usuário mal organizada) e um grau alto (várias funcionalidades). O gerente do projeto e a
equipe de gerenciamento do projeto são responsáveis por gerenciar as compensações envolvidas para entregar os níveis
necessários de qualidade e grau.
Precisão e exatidão não são equivalentes. Precisão significa que os valores de medições repetidas estão agrupados e têm
pouca dispersão. Exatidão significa que o valor medido está bem próximo do valor correto. Medidas precisas não são
necessariamente exatas. Uma medida muito exata não é necessariamente precisa. A equipe de gerenciamento do projeto deve
determinar níveis adequados de exatidão e precisão.
A abordagem básica do gerenciamento da qualidade descrita nesta seção pretende ser compatível com os padrões ISO
(International Organization for Standardization).
Isso é compatível com as abordagens proprietárias de gerenciamento da qualidade, como as recomendadas por Deming,
Juran, Crosby e outros, e as abordagens nãoproprietárias, como gerenciamento da qualidade total (GQT), Seis Sigma,
Análise de modos e efeitos de falha (do inglês Failure Mode and Effect Analysis - FMEA), revisões de projeto, voz do
cliente (do inglês Voice Of the Customer - VOC), custo da qualidade (CDQ) e melhoria contínua.
O gerenciamento moderno da qualidade complementa o gerenciamento de projetos. As duas disciplinas reconhecem a
importância da:
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Satisfação do cliente. Entender, avaliar, definir e gerenciar as expectativas para que os
requisitos do cliente sejam atendidos. Para isso, é necessária uma combinação de conformidade com os requisitos
(para garantir que o projeto produza o que ele foi criado para produzir) e adequação ao uso (o produto ou
serviço devem satisfazer às necessidades reais).
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Prevenção ao invés de inspeção. Um dos princípios fundamentais do moderno gerenciamento da
qualidade determina que a qualidade deve ser planejada, projetada e incorporada—em vez de inspecionada. O custo
de prevenir os erros geralmente é muito menor do que o custo de corrigí-los quando são encontrados pela
inspeção.
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Melhoria contínua. O ciclo PDCA (planejar-fazer-verificar-agir) é a base para a melhoria da
qualidade conforme definida por Shewhart e modificada por Deming. Além disso, as iniciativas de melhoria da
qualidade empreendidas pela organização executora, tais como GQT e Seis Sigma devem aprimorar a qualidade do
gerenciamento do projeto e também a qualidade do produto do projeto. Os modelos de melhoria de processos
incluem Malcolm Baldrige, Modelo organizacional de maturidade em gerenciamento de projetos (Organizational
Project Management Maturity Model, OPM3®) e Modelo integrado de maturidade da capacidade (Capability Maturity
Model Integrated, CMMI®).
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Responsabilidade da gerência. O sucesso exige a participação de todos os membros da equipe do
projeto, mas continua sendo a responsabilidade da gerência fornecer os recursos necessários ao êxito.
O custo da qualidade (CDQ) refere-se ao custo total de todos os esforços relativos à qualidade durante todo o ciclo de
vida do produto. As decisões do projeto podem impactar os custos operacionais da qualidade como resultado de devoluções
de produtos, reclamações de garantia e campanhas de recall.
Portanto, devido à natureza temporária do projeto, a organização patrocinadora pode optar por investir na melhoria da
qualidade dos produtos, principalmente na avaliação e prevenção de defeitos para reduzir o custo externo da qualidade.
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