logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Posto Avançado de Maranguape entra em funcionamento na segunda

A população de Maranguape vai contar com uma nova unidade judiciária para auxiliá-la na resolução de conflitos trabalhistas. Nesta segunda-feira (25), entra em funcionamento no município um Posto Avançado da Justiça do Trabalho do Ceará. Os moradores poderão apresentar petições relacionadas a conflitos trabalhistas, participar de audiências e realizar outros atos processuais.

A nova unidade contará com quatro servidores e um juiz do Trabalho substituto, que atenderão a população de segunda a sexta-feira das 7h30 às 15h30. O Posto localizado a aproximadamente 30 quilômetros de Fortaleza será vinculado à Vara do Trabalho de Maracanaú, que também atende as populações dos municípios de Guaiúba, Itaitinga e Pacatuba.

Juntos, o Posto Avançado de Maranguape e a Vara do Trabalho de Maracanaú vão responder pelas demandas judiciais trabalhistas de aproximadamente 450 mil cidadãos. Na região, a maior parte das ações trabalhistas envolve operários e empregadores do setor industrial, sobretudo do ramo têxtil. Entre as reclamações mais comuns estão as ações rescisórias e pedidos de indenização por acidente de trabalho.

Com a instalação do Posto Avançado de Maranguape, a expectativa é que haja um aumento do número de ações devido à demanda reprimida no município. A ausência de transporte regular entre Maracanaú e Maranguape dificultava o acesso da população aos serviços judiciais trabalhistas.

Maracanaú: A Vara do Trabalho de Maracanaú é a mais nova do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará. Foi criada pela Lei nº 10.770 de novembro de 2003 e entrou em funcionamento em março de 2006. No ano passado, ela foi a segunda Vara do estado em número de ações recebidas. Foram 2.112 reclamações trabalhistas superando as Varas da Capital. Em primeiro lugar aparece a Vara de Limoeiro com 2.626 reclamações em 2009.

Serviço: O Posto Avançado de Maranguape vai funcionar na Rua Coronel Antonio Botelho, S/N no Centro de Maranguape. Os telefones para informações são: 85 33410423 e 34415400.