logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Nova diretoria do Coleprecor toma posse e reforça conscientização sobre a Justiça do Trabalho

três homens e uma mulher posam pra foto
Nova diretoria do Coleprecor com o presidente do TST, ministro Lélio

A nova diretoria do Colégio de Presidentas, Presidentes, Corregedoras e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor) foi empossada na manhã da terça-feira (21/11), no Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília (DF), com a presença do presidente do TST, ministro Lelio Bentes Corrêa, membro honorário do colegiado, e da ministra Kátia Magalhães Arruda, além da participação maciça dos integrantes do Colégio e assessorias dos TRTs e do TST.

Desembargador Clóvis ao lado da ministra Kátia
Desembargador Clóvis ao lado da ministra Kátia

Foram empossados o desembargador Eridson João Fernandes Medeiros, presidente e corregedor do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (Rio Grande do Norte), como novo presidente do Coleprecor; o desembargador Clóvis Valença Alves Filho, corregedor do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (Ceará), vice-presidente; e a desembargadora Daniele Corrêa Santa Catarina, corregedora do Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região (Espírito Santo), eleita por aclamação para a secretaria-geral.

Desembargador Clóvis assina termo de posse
Desembargador Clóvis assina termo de posse

“É importante que a sociedade brasileira saiba quem somos, o que fazemos e quão importante é a Justiça do Trabalho na promoção da paz social, na valorização da dignidade do ser humano no mundo do trabalho”, disse o ministro Lélio, saudando a administração que se retira, liderada pela desembargadora Ana Carolina Zaina (TRT-PR), desembargador Gerson de Oliveira Costa Filho (TRT-MA) e desembargador Fernando Rios Neto (TRT-MG), assim como a administração empossada. “Desde já convoco os nossos Tribunais Regionais para juntos pensarmos numa grande campanha de sensibilização e esclarecimento da sociedade brasileira”, concluiu o ministro.

Desembargadores da antiga e da nova gestão do Coleprecor, com o ministro Lélio
Desembargadores da antiga e da nova gestão do Coleprecor, com o ministro Lélio

União e colaboração

O novo presidente do Coleprecor, desembargador Eridson João Fernandes Medeiros, lembrou seus 40 anos de Justiça do Trabalho, a se completarem no ano que vem, e 36 anos de magistratura do trabalho, para colocar à disposição do Coleprecor sua experiência. Ele explanou sucintamente seu programa de trabalho, em cinco eixos, entre os quais sobressai a “defesa intransigente da sustentabilidade da Justiça do Trabalho, notadamente uma ampla discussão a nível nacional de ampliar a sua competência e lutar para manter sua abrangência, no que já está disposto no Artigo 114 da Constituição Federal. Fortalecimento da imagem institucional da Justiça do Trabalho perante os demais segmentos de justiça e sociedade”.

O desembargador destacou, ainda, o apoio “às políticas públicas desenvolvidas pelo TST e CSJT, principalmente aquelas relativas à defesa do trabalho decente, equidade de gênero, combate ao trabalho infantil e análogo à escravidão, ao assédio moral, assédio sexual e discriminação de raça”. Propôs, ainda, “abrir espaço de maior protagonismo das corregedorias no Coleprecor”.

Bendição

A desembargadora Ana Carolina Zaina se despediu da função invocando os Estatutos do Homem, poema de Thiago de Mello: “Fica permitido que o pão de cada dia tenha no homem o sinal de seu suor. Mas que sobretudo tenha sempre o quente sabor da ternura”, citou.

“Autorizasse o poeta, por compaixão, ou pela magnanimidade de sua tolerância, aditaria aquela obra imortal com um parágrafo único: Distinguidos pelo suor e pela ternura, ficam autorizados, os homens e as mulheres, a espalhar pelo mundo, na forma de gratidão, as bênçãos com que forem aquinhoados”, disse a desembargadora, concluindo que “instituiria, assim, o direito de bendizer pela gratidão”. Dessa maneira, agradeceu aos integrantes do Coleprecor e aos ministros do TST, na forma de bendição, desejando sucesso à nova mesa diretora.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Coleprecor/Ascom TRT-PR/Fotos: Jason Silva