logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Compradora, ouvidor e advogado são os perfis dos mais novos servidores do TRT do Ceará

Ana Paula, Tércio Victor e Davi Carvalho foram nomeados em 2023 pelo TRT-CE

No Dia do Servidor Público (28/10), a Justiça do Trabalho do Ceará conta com nova força de trabalho. Em 2023, 70 novos servidores passaram a integrar o quadro do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região, provenientes do último concurso público realizado pelo órgão. Entre eles, estão Ana Paula Damasceno, Tércio Victor e Davi Carvalho. Atualmente, estão lotados na Secretaria Judiciária, na Seção de Magistrados e na Coordenadoria de Precatórios, Requisitórios e Cálculos Judiciais, respectivamente. 

Felizes por comemorarem o Dia do Servidor Público, os recém chegados profissionais têm algo em comum: o sonho de ingressarem na Justiça do Trabalho do Ceará. O estudo, a qualificação constante e outras experiências profissionais são outros pontos de intersecção entre eles.

Foto na Presidência da posse da servidora Ana Paula acompanhada da filha e do esposo. Eles estão sorridentes e existe uma obra de arte (quadro) no fundo da foto.
Servidora Ana Paula tomou posse na Presidência da Justiça do Trabalho do Ceará, acompanhada da filha e do esposo

“Será vírus? Isso é uma pegadinha?” Essas dúvidas ocorreram quando Ana Paula Damasceno do Nascimento recebeu um email da Secretaria de Pessoal do TRT do Ceará, em setembro deste ano. Formada em Administração, Ana Paula estudava desde 2015, fez o concurso em 2017, e não tinha mais esperanças de ser chamada para o cargo de técnica judiciário. “A alma saiu do corpo” quando recebeu a comunicação oficial, comentou.

A posse de Ana Paula, que foi a última do concurso de 2017, assim como dos demais colegas, foi dada pelo presidente do TRT-7, desembargador Durval César de Vasconcelos Maia. Acompanhada da filha Lívia, de 4 anos, e do esposo Vanderson Sales, sua posse emocionou todos os que participaram, afinal, a nomeação ocorreu poucos dias antes da expiração do concurso.

Ana Paula trabalhava na empresa de transportes Expresso Guanabara. No dia da posse do TRT-7, compareceu também a gerente do antigo posto, Júlia Gomes. A gestora enalteceu as qualidades de sua ex-colaboradora. Ana Paula era responsável pela análise de compras, negociação com fornecedores e emissão de notas fiscais. Agora, a nova servidora se depara com processos na Secretaria Judiciária e está aberta a novos desafios.

Ana Paula ressaltou o acolhimento que recebeu e como o Tribunal está preparado para receber pessoas com deficiência e adaptá-las no ambiente profissional. “Ao chegar na Secretaria de Saúde do TRT-7, o que percebi é que todos estavam querendo me ajudar e me colocar em atribuições que me favorecessem em relação a minha deficiência física”, mencionou. 

Destacou, ainda, as contribuições dadas por gestores e servidores sobre as novas funções a serem desempenhadas. Além disso, Ana Paula está realizando cursos de gramática, licitação e pregão eletrônico.

Foto de Tércio sorrindo num corredor do anexo II do TRT-7. Ele está sorridente, usa óculos e crachá. Está vestindo uma camisa social de cor clara.
Tércio Victor auxiliou diversos servidores a ingressarem na Justiça do Trabalho do Ceará

Tércio Victor de Oliveira Leal tem formação e pós graduação em Direito e trabalhou como técnico administrativo em educação durante 10 anos, no Instituto Federal do Ceará (IFCE), na função de ouvidor do órgão. Ele atuava no recebimento de denúncias, reclamações e acesso à informação, ao mesmo tempo em que advogava na área administrativa. Contudo, ao ser aprovado no TRT do Ceará, não teve dúvidas de assumir o novo cargo. 

“O concurso do TRT era algo especial para mim, era onde eu queria trabalhar. É a realização de um sonho estar aqui. A Justiça do Trabalho sempre encanta pelo que ela pode fazer pela sociedade,  não só a questão do Direito em si, mas também pela aplicabilidade, por ser uma Justiça social, além dos retornos que ela traz para a sociedade”, comentou o servidor que está lotado na Seção de Magistrados do TRT-7. Atualmente, tem feito cursos na área de programação. 

Considerado como “anjo” de muitos servidores do Tribunal, Tércio participa de um grupo de Whatsapp dos candidatos aprovados no concurso do TRT-7. Ele se empenhou em ajudar outros colegas a ingressarem na Justiça do Trabalho cearense. Procurava quem não tinha interesse em assumir os cargos para que assinassem os termos de desistência, viabilizando que os interessados pudessem entrar. Ana Paula Damasceno foi uma das beneficiadas. 

Fabiana Ramos, da Secretaria de Pessoas do TRT-7, destacou que Tércio era uma ponte entre o Tribunal e os servidores. “Eu sempre gostei de ajudar as pessoas. Eu estou muito realizado e muito feliz”, finalizou Tércio.  

Atuando durante 20 anos como advogado, Davi Carvalho de Moura, ingressou no Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região em abril de 2023. “Eu não esperava mais ser chamado”. Davi foi procurador-adjunto do município de Aracati, além de ter trabalhado em escritórios de advocacia, emitindo pareceres na área tributária e peticionando em execuções fiscais.

Atualmente lotado no Setor de Precatórios, Davi é responsável por fazer certidões, despachos e consultas processuais, além de assessorar os magistrados vinculados. Esclarece que consolidou uma imagem de eficiência no serviço público. “Aqui no Precatório, o pessoal veste a camisa mesmo, trabalha pra caramba e não se limita a horário”, ressaltou o servidor novato.

O técnico judiciário comentou que a advocacia o auxilia a compreender as perspectivas do público interno e externo. “Eu passei para o outro lado do balcão, mas a minha experiência anterior me faz ter a sensibilidade acerca das demandas dos colegas advogados, porque eu participei, por mais de 20 anos, do cotidiano da advocacia”, esclareceu Davi.

Davi está fazendo especialização em execução trabalhista. Para o novo servidor, trabalhar no judiciário trabalhista representa responsabilidade e compromisso. “Temos que fazer com que a prestação jurisdicional seja eficaz e cumprida de forma integral”, finalizou o pai da Maria, de dois anos, e esposo de Kátia Simões, que residem em Aracati.  

Concurso

O concurso realizado em 2017 expirou neste mês de outubro e novo edital, possivelmente, seja lançado no próximo ano. Diante disso, o TRT-7 recebeu novos integrantes com os mais variados talentos. Dentre eles, estão Ana Paula Damasceno, Tércio Victor e Davi Machado.