logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

TRT-7 realiza julgamento histórico no Fórum trabalhista do Cariri

 

Colegiado é formado por 14 desembargadores. Três deles participaram do julgamento de forma telepresencial

Pela primeira vez, os desembargadores do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (CE) realizaram sessão ordinária no interior do estado. O julgamento inédito, com 40 processos em pauta, aconteceu no Fórum desembargador Paulo da Silva Porto, localizado em Juazeiro do Norte, na sexta-feira (6/10). O auditório do Fórum, que abriga as três varas do trabalho do Cariri, ficou lotado com advogados e estudantes de Direito, além de magistrados, servidores e estagiários da Justiça do Trabalho do Ceará.

Veja mais fotos aqui.

A iniciativa fez parte da solenidade de retirada da cápsula do tempo do Fórum do Cariri realizada também na sexta-feira. Há dez anos, durante o lançamento da pedra fundamental do prédio, a Administração do TRT-7 depositou uma urna com plantas arquitetônicas, jornais do dia, ofícios, documentos e fotos que contam a história da edificação e marcam fatos históricos da época.

Auditório do Fórum ficou lotado com advogados e estudantes de Direito, além de magistrados, servidores e estagiários

O presidente do TRT-7, desembargador Durval César de Vasconcelos Maia, falou da importância do deslocamento do Tribunal Pleno para o interior do estado e agradeceu o apoio para a realização da sessão. “É um momento histórico para o Tribunal. É um acontecimento marcante para todos nós, trazendo o funcionamento do Pleno para o Carri, onde podemos ver aqui vários alunos de faculdades de Direito, advogados, servidores, interagindo conosco nesta sessão. Agradeço a todos aqueles que trabalharam para que essa sessão fosse realizada”.

“Parabenizo a todos os colegas por terem aceitado a ideia de trazer o Tribunal para o interior do estado. Acontecimento muito importante por aproximar a sociedade civil do Poder Judiciário trabalhista, principalmente nesta época de tentativa de diminuição da nossa competência por algumas cortes do país,” ressaltou o corregedor-regional, desembargador Clóvis Valença Alves Filho. O magistrado atuou por 25 anos em varas trabalhistas do Cariri, de onde saiu para assumir o cargo de desembargador do TRT-7 em agosto de 2020.

“Momento histórico para o Tribunal”, definiu o presidente do TRT-7, desembargador Durval Maia

Luciana Rocha, estudante do Centro Universitário Paraíso, de Juazeiro do Norte, disse que foi a primeira vez que assistiu a um julgamento de segunda instância. “Tive a experiência de ver na prática o cotidiano de julgamentos de um Tribunal. Ver o quê ele tem decidido atualmente. Foi uma oportunidade para que nós estudantes tivéssemos esse contato direto, quebrando todas as dificuldades e vendo o Judiciário mais próximo do cidadão que mora no interior.”

Para o jovem advogado trabalhista Elias da Silva Félix, foi uma oportunidade para entender o regimento interno do Tribunal e o posicionamento dos desembargadores. “Isso contribui de forma muito efetiva para a atuação do advogado trabalhista para entrar com algum recurso, na hora de fazer uma sustentação oral, ajuda na forma como a gente deve se posicionar. Foi uma oportunidade também para trazer a Justiça do Trabalho para mais próxima do jurisdicionado, da advocacia do interior, que por vezes se sente abandonada.”


Fórum trabalhista

O Fórum Des. Paulo da Silva Porto foi inaugurado em agosto de 2015. O prédio, construído em um terreno de 4.700 metros quadrados, é o maior fórum trabalhista do interior do Estado e abriga três varas do trabalho. Juntas, as três unidades da Justiça do Trabalho atendem 26 municípios da região e possuem uma das maiores movimentações processuais do Estado.

O fórum trabalhista do Cariri é um dos primeiros do país a possuir modernos equipamentos de acessibilidade e gestão ambiental, que permitem o uso de recursos naturais, como sistema de captação de águas pluviais, central de ar-condicionado inteligente e telhas de alumínio termoacústico. Ano passado, foi inaugurada a primeira usina fotovoltaica do Cariri que garante energia limpa para o Fórum. Com 500 painéis solares, o complexo tem capacidade para abastecer aproximadamente 180 residências de padrão médio.