logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

TRT do Ceará elimina mais de 30 mil processos e destina renda à associação de catadores

Foto de homens trabalhando retirando caixas de papelão para colocar no galpão. Há três trabalhadores terceirizados usando farda azul e um servidor do TRT vestindo camisa branca e calça preta
Associação dos Catadores de Lixo do Jangurussu foi beneficiada com o descarte

A Seção do Arquivo do Fórum Autran Nunes, com o apoio da Seção de Gestão Documental e da Secretaria Administrativa e Judiciária do Fórum, fez a eliminação de 31.355 processos antigos no dia 27 de setembro. Os processos judiciais de 1ª instância, objeto de eliminação, são relativos ao período de 1996 a 2006 e originários das seguintes Varas: 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª, 7ª, 8ª, 9ª, 10ª, 11ª, 12ª e 13ª do Trabalho da Capital. 

Servidores e estagiários do TRT-7 analisaram os processos no período de  2019 a 2022. Neste intervalo, houve uma interrupção do trabalho em decorrência da pandemia de Covid-19. 

Foto de uma máquina retroescavadeira apanhando papeis dentro do galpão.
Mais de 5 mil quilos de papel foram destinados a uma empresa fragmentadora

O volume de documentos descartados resultou em 5.240kg de papel e foi destinado a uma empresa fragmentadora e recicladora de papéis. O valor arrecadado será encaminhado à Associação dos Catadores de Lixo do Jangurussu, conveniada à Seção de Gestão Socioambiental, Acessibilidade e Inclusão.

O Arquivo do Fórum já se prepara para outro expurgo. Mais de 14 mil processos foram avaliados para a próxima eliminação. A aprovação foi feita por meio da Resolução Administrativa nº 4554/2023, publicada no DEJT nº 3762/2023.

Gestão do trabalho

A coordenadora do Subcomitê de Avaliação Documental, Ana Virgínia Lima de Lucena, esclarece que dos processos destinados à eliminação “são preservados o inteiro teor de petições iniciais, sentenças, decisões de julgamento parcial de mérito, decisões terminativas, acórdãos e decisões monocráticas em tribunais, dentre outros documentos necessários à expedição de certidão sobre o conteúdo da decisão transitada em julgado”.

Ana Virgínia informa que com a eliminação dos 31.355 processos ocorre a liberação de um espaço físico equivalente a 30 estantes. Destacou, ainda, que a iniciativa é resultado do trabalho de análise da equipe da Seção de Arquivo do Fórum Autran Nunes, sob a supervisão dos servidores Bruno Pires e Tharcília Maria Josino e com o apoio dos estagiários do setor Eulalhia de Sousa, Paulo Ricardo Guimarães e Gabriel Angelo de Freitas.