logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Programa Trabalho Seguro realiza em Iguatu debate sobre acidente de trabalho e assédio

Seminário Trabalho Seguro em Iguatu

Em alusão ao Dia Nacional de Prevenção de Acidentes e Doenças do Trabalho, a gestão regional do Programa Trabalho Seguro (PTS) do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT-7) promoverá, no dia 27 de julho, em Iguatu (região Centro-Sul do Ceará), um seminário reunindo trabalhadores, empresários, acadêmicos, advogados e demais interessados no tema.

Inscrições gratuitas aqui.

O evento ocorrerá no auditório da faculdade Unific e será aberto às 18h30, com apresentação do Programa Trabalho Seguro pelo juiz do trabalho titular da Vara de Iguatu, Jaime Luis Bezerra Araújo.

No primeiro bloco, a professora do curso de Serviço Social do Instituto Federal de Educação do Ceará (IFCE) Moíza Siberia Silva de Medeiros proferirá palestra com o tema “Assédio moral, sexual e discriminação no âmbito do trabalho”, tendo como debatedor o professor de Direito do Trabalho e docente também na Fasc e Unific, José Ivo Ferreira de Souza.

Em seguida terá início a segunda palestra, a cargo do juiz do trabalho Adalberto Ellery Barreira Neto, que tratará do tema “Por uma cultura de prevenção de acidentes e doenças do trabalho”. O professor de Direito e Processo do Trabalho Glauber Iure Cardoso de Menezes Silva será o debatedor.

Na ocasião, a advogada Gabriele Almeida Silveira irá lançar seu livro. Ela atua nas áreas cível, trabalhista e previdenciária, formada em Direito pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), pós-graduada em Direito Civil e Processual Civil pela Faculdades Integradas de Patos (FIP) e pós-graduanda em Direito da Seguridade Social pela Faculdade Legale.

O evento faz parte da programação alusiva ao Dia Nacional de Prevenção de Acidentes e Doenças do Trabalho e tem a colaboração de diversas entidades, como a Subseção da OAB-Iguatu, Unific (Faculdade Integrada do Ceará), Instituto Federal de Educação do Ceará e da Universidade Regional do Cariri.

Estatísticas

Segundo dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, projeto coordenado pela SmartLab de Trabalho Decente do MPT e pelo Escritório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil, entre 2012 e 2022, foram registrados no País 6,7 milhões de acidentes de trabalho, com 25,5 mil mortes. Apenas em 2022, foram 612,9 mil acidentes de trabalho, com 2.538 mortes (um crescimento de 7% comparado a 2021). Os dados se referem apenas a empregos formais, o que indica uma subnotificação.

Serviço

Seminário Trabalho Seguro em Iguatu
Data: 27 de julho de 2023 (quinta-feira)
Local:  Auditório da Faculdade Unific
Endereço:  Rua Júlio Cavalcante, s/n, bairro Areias, Iguatu/CE
Inscrições aqui