logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

TRT-7 promove hoje debate sobre “Diversidade nas Relações de Trabalho” em roda de conversa

mãos representando as cores do arcoíris

Pela primeira vez, a Justiça do Trabalho do Ceará irá debater um assunto diretamente relacionado ao direito de pessoas com orientação sexual e identidade de gênero diversas. Na próxima quarta-feira, 28 de junho, Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+, ocorre o colóquio “Respeito à Diversidade nas Relações de Trabalho”, voltado para todas e todos magistrados, servidores e estagiários do TRT-7, além de demais interessados. O evento acontecerá na Escola Judicial a partir das 9h, com um café da manhã de boas-vindas, e terá certificação. Haverá transmissão pelo Youtube.

Inscreva-se aqui.

O objetivo do encontro é apresentar maneiras de combater a discriminação e o preconceito sofridos por pessoas integrantes da comunidade LGBTQIAPN+ no ambiente de trabalho e em especial nas atividades que a Justiça do Trabalho presta à população em geral. Participam da roda de conversa a juíza do trabalho Maria Rafaela de Castro, o servidor Marcus Rógenes Gomes, a servidora Cristina Veras (ativista do coletivo Mães da Resistência) e o advogado Roberto Lima (vice-coordenador do Instituto Brasileiro de Transmasculinidades do Ceará). A mediação do encontro ficará com o jornalista Hugo Cardim, diretor de comunicação social do TRT-7.

Inclusão e respeito

A realização deste evento partiu de pedido do Sindicato dos Servidores da 7ª Região da Justiça do Trabalho - Sindissétima, que solicitou que a Presidência do TRT-7 promovesse campanha voltada à comunidade LGBTQIAPN+. Na solicitação, a entidade destaca que a busca da felicidade é um direito individual e faz parte da dignidade da pessoa humana. Aponta também que o combate à qualquer tipo de discriminação é um preceito constitucional e um dos valores do TRT-7 reconhecidos em seu Planejamento Estratégico Institucional. 

A organização do colóquio está sob responsabilidade da Seção de Gestão Socioambiental e Inclusão (Ecosétima), com apoio da Escola Judicial do TRT-7 (Ejud7) e patrocínio do Sindissétima.

Orgulho

Junho é considerado o mês do orgulho LGBTQIAPN+ em que atenção especial é dada à emancipação e à aceitação de lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, travestis, pessoas queer, intersexuais, assexuais ou que tenham outra forma de expressão relacionada a sexo ou gênero. A data remete à rebelião de Stonewall, ocorrida em Nova York (EUA) em 28 de junho de 1969, que foi um grande impulso para os movimentos civis e políticos dessa população.

Agenda 2030

Todas essas ações estão relacionadas com o comprimento da meta do Conselho Nacional de Justiça que integra a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) ao Poder Judiciário. A Agenda 2030 da ONU é um plano de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade, que busca fortalecer a paz universal.

Dentre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, o número 5 têm como objetivo garantir o fim da discriminação contra mulheres e meninas em todos os lugares. O número 10 visa reduzir as desigualdades socioeconômicas entre as nações e combater discriminações de todos os tipos. Já o número 16 pretende promover sociedades pacíficas e inclusivas e proporcionar acesso à justiça para todos.

Serviço

Colóquio “Respeito à Diversidade nas Relações de Trabalho”
Data: 28 de junho de 2023 (quarta-feira)
Horário:
9h: café da manhã de boas-vindas
9h30 às 11h30: roda de conversa
Local: Escola Judicial do TRT-7
Endereço: Rua Vicente Leite, 1.281 - 4º Andar - Ed. Anexo 2 - Aldeota - Fortaleza/CE
Carga-horária: 2 horas/aula
Modalidade híbrida (presencial e telepresencial)

Indicação de leitura complementar aqui.

Transmissão pelo canal do TRT-7 no Youtube: